Otan recebe drone modernizado para missões marítimas

Drone modernizado RQ-4D é o primeiro de quatro unidades que serão atualizadas nos EUA e enviadas para a base da Otan para missões marítimas

Por André Magalhães Publicado em 22/09/2022, às 16h35

Uma das características dos drones RQ-4D é a grande autonomia - OTAN

A equipe da Alliance Ground Surveillance Force, da aliança da Otan, recebeu um drone RQ-4D atualizado, na base aérea de Sigonella, Itália, no último sábado (17).

A aeronave não tripulada, que cumpre missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR, na sigla em inglês), recebeu uma atualização de software do modo marítimo, o que a capacita para missões ISR contra embarcações que se movem na superfície da água.

The #NATO ISR aircraft received a technical Maritime Mode software upgrade and testing in the United States 🇺🇸

The NAGSF supports Alliance members in a range of missions including indications and warnings, support to crisis response operations, and maritime safety pic.twitter.com/9QxxDFgcZ4

— NATO Air Command (@NATO_AIRCOM) September 19, 2022

O RQ-4D, procedente da base aérea de Edwards, na Cafifórnia, pousou na Itália após 21 horas de voo.  A grande autonomia é um dos maiores destaques da avançada aeronave pilotada remotamente. “O sensor atualizado melhora drasticamente a capacidade ISR da OTAN, permitindo uma coleta eficaz no domínio marítimo”, disse Andrew Clark, comandante da NAGSF.

Em breve, outros quatro drones RQ-4Ds receberão a mesma atualização e serão entregues ao esquadrão baseado na Itália.

Northrop Grumman EUA Itália Europa Militar Drone RQ-4D

Leia também

Moderno drone da Otan realiza operação perto da Ucrânia
Sérvia quer os drones turcos que têm feito estrago na Ucrânia