Infraestrutura para o eVTOL está sendo construída em Oshkosh, cidade famosa pelo grandioso show aéreo
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 18/04/2022, às 15h16
A cidade de Oshkosh, nos Estados Unidos, deverá ser uma das primeiras no mundo a contar com um vertiporto, ou seja, terminal dedicado a operação de eVtol, os veículos aéreos urbanos. O projeto prevê a construção de uma estação de passageiros e infraestrutura de apoio aos veículos aéreos no aeroporto regional de Wittman.
A área terá um terminal de passageiros, uma plataforma para operação dos eVtol e uma área para carregamento dos veículos, em um conceito similar ao existente nos carregadores de automóveis.
A Volatus Infrastructure estima o investimento em US$ 500.000 e planeja inaugurar o espaço em até seis semanas após o início das obras. Todo o complexo será modular, produzido com peças pré-fabricadas, o que garante menores custos e maior agilidade na montagem.
“Daqui oito meses esses veículos estarão disponíveis para qualquer pessoas, em qualquer lugar do mundo”, acredita Grant Fisk, cofundador da Volatus. A empresa foi criada em 2021 e planeja oferecer soluções para viabilizar a operação regular dos eVtol ao redor do mundo.
A cidade de Oshkosh é famosa pelo tradicional encontro do EAA (Experimental Aircraft Association), considerado o maior show aéreo do mundo, reunindo mais de 10 mil aeronaves todos os anos. O Air Venture, assim como o EAA, se destaca justamente pelo apoio a iniciativas disruptivas e apoio aos projetos experimentais na aviação.
O EAA viu com entusiasmo a proposta do vertiporto de Oshkosh, considerada a grande meca da aviação experimental no mundo. “A cadeia de suprimentos e a infraestrutura precisam vir ao mesmo tempo que o produto [eVtol]”, comentou Dick Knapinski, porta-voz do EAA.