Voo direto entre Singapura e Nova York é o mais longo da atualidade
Por Wesley Lichmann Publicado em 20/11/2023, às 13h15
O fim das barreiras sanitárias e a abertura das fronteiras estimulou a retomada de vários voos internacionais nos últimos dois anos, impulsionando os ganhos das companhias aéreas ao longo de 2023.
A robusta procura por voos internacionais provocou não só a retomada de rotas, mas a abertura de novos serviços. Aviões mais eficientes como o Airbus A350 e Boeing 787 tornaram as ligações de ultralongo alcance viáveis e lucrativas.
O primeiro voo comercial do mundo, em janeiro de 1914, cobriu em trinta minutos a distância de dezessete quilômetros entre São Petersburgo e Tampa, ambas na Flórida, nos Estados Unidos.
Desde então uma evolução de materiais, motores e componentes garantiu o desenvolvimento de aeronaves que podem voar em rotas com quase dezenove horas de duração, como o trecho entre Singapura e Nova York, oferecido pela Singapore Airlines.
Separadas por 15.348 quilômetros, a rota que liga a cidade-estado asiática e a principal cidade norte-americana tem duração de 18 horas e 40 minutos a partir de Singapura, enquanto no sentido inverso são 18 horas e 50 minutos.
O voo é operado com a versão de ultralongo alcance (ULR, na sigla em inglês) do Airbus A350. O A350-900ULR faz um melhor aproveitamento da estrutura dos compartimentos de combustível existentes na aeronave e pode transportar até 24.000 litros extras de combustível, chegando a um total de 164.975 litros.
Como os trechos promovem alterações no corpo humano, a principal mudança está a bordo, principalmente na configuração, disposição e desenhos dos assentos, além de soluções como cromoterapia e ambientes de interação e convivência.
A Qantas promete assumir o posto de voo mais longo nos próximos anos através das rotas do 'Project Sunrise', programadas para o final de 2025, conectando Sydney a Londres e Nova York, superando a marca de 17.000 quilômetros.
Antes de iniciar o projeto, a companhia anunciou em outubro passado uma ligação direta entre Perth e Paris, na França. O trecho que começará no dia 12 de julho de 2024, percorrerá 14.264 quilômetros e terá duração média de 17 horas.
A transportadora australiana oferece atualmente três trechos de ultralongo alcance, mesmo número da Singapore Airlines, ou seja, juntas são responsáveis por 60% destes serviços.
Dos dez voos ultralongos, sete tem como origem países da região Ásia-Pacífico, dois no Oriente Médio e um nos Estados Unidos. Entre os aviões utilizados, Airbus A350 e Boeing 787 possuem cada um quatro voos, seguido por um do A380 e um com o 777-200LR.
Os dez voos mais longos do mundo em 2023
Rota | Distância | Aeronave | Companhia |
1. Singapura (SIN) - Nova York (JFK) | 15.348 km | A350-900 | Singapore Airlines |
2. Singapura (SIN) - Newark (EWR) | 15.344 km | A350-900 | Singapore Airlines |
3. Doha (DOH) - Auckland (AKL) | 14.535 km | A350-1000 | Qatar Airways |
4. Perth (PER) - Londres (LHR) | 14.499 km | 787-9 | Qantas |
5. Melbourne (MEL) - Dallas (DFW) | 14.472 km | 787-9 | Qantas |
6. Auckland (AKL) - Nova York (JFK) | 14.207 km | 787-9 | Air New Zealand e Qantas |
7. Dubai (DXB) - Auckland (AKL) | 14.200 km | A380 | Emirates |
8. Singapura (SIN) - Los Angeles (LAX) | 14.113 km | A350-900 | Singapore Airlines |
9. Bangalore (BLR) - São Francisco (SFO) | 14.003 km | 777-200LR | Air India |
10. Houston (IAH) - Sydney (SYD) | 13.834 km | 787-9 | United Airlines |