Depois de mais de dois anos e muita discussão, a Airbus voltou a fazer entregas do A350 à Qatar Airways
Por Marcel Cardoso Publicado em 12/05/2023, às 18h50
Depois de mais de dois anos, a Airbus voltou a entregar um Airbus A350 à Qatar Airways.
✈️@qatarairways is taking delivery of its first @Airbus A350 since December 2020 after the resolution of paintwork issues with @Airbus this year: https://t.co/VXzFyPjKgy pic.twitter.com/kfBLlOluy7
— RadarBox (@RadarBoxCom) May 12, 2023
O A350-1000 de matrícula A7-ANT deixou a base francesa do fabricante, em Toulouse (TLS), na tarde de hoje (12) e seguiu para Doha (DOH), no Catar. A entrega aconteceu três meses depois de um acordo que pôs fim a uma disputa judicial entre a Airbus e a companhia aérea do Oriente Médio.
Conforme AERO Magazine informou, o imbróglio começou em maio de 2021, quando a Qatar formalizou uma queixa contra a Airbus sobre supostas falhas na pintura de mais de vinte aeronaves da família A350, o que provocou a suspensão das operações comerciais destas unidades.
Em dezembro do mesmo ano, a companhia aérea catari entrou com um processo de US$ 1,4 bilhão (R$ 6,9 bilhões) contra o fabricante em um tribunal do Reino Unido. Em retaliação, este cancelou boa parte das encomendas de aviões remanescentes.
Um acordo confidencial entre as partes foi divulgado em fevereiro deste ano. Na ocasião, foi informado que um projeto de reparo estaria em andamento e que ambas as partes colocariam essas aeronaves de volta no ar com segurança.