EASA emite certificado de tipo para família Passport utilizada no Global 7500
Por Ernesto Klotzel Publicado em 26/12/2018, às 15h00 - Atualizado às 17h33
Enquanto a Bombardier se prepara para entregar o primeiro Global 7500, a GE Aviation recebeu a certificação da agencia europeia (EASA) para o motor Passport 21, que equipam o novo avião de ultralongo alcance.
Os motores, com 16.500 lbf de empuxo, recebeu a aprovação da norte-americana FAA em abril de 2016, tendo completado até o momento mais de 4.000 horas de ensaios de voo, incluindo 8.000 ciclos, enquanto se aproximavam do limite da entrada em serviço.
A certificação ocorre quase uma década após a decisão estratégica da GE Aviation de entrar decisivamente nos mercados da aviação geral e de negócios. O Global 7500 é primeiro avião a receber o motor da família Passport, desenvolvidos para os segmentos de longo e ultralongo alcance, com empuxo entre 10.000 e 20.000 libras.
A série Passport emprega uma série de tecnologias desenvolvidas para os motores Leap, com um núcleo semelhante e apresenta uma pressure-ratio de 23:1 para o compressor. Assim como os motores destinados a aviação comercial, a família Passport emprega uma série de materiais e tecnologias avançadas para reduzir o consumo especifico de combustível em até 8%, em relação a geração anterior de propulsores da mesma faixa de potência.