Novos Global 5500 e Global 6500 poderão alcançar destinos mais distantes com incremento de conforto a bordo
Por Ernesto Klotzel Publicado em 30/05/2018, às 01h00 - Atualizado às 01h06
A Bombardier lançou duas novas versões da família Global com a intenção de mantê-los competitivos em um dos mercados de maior desempenho da indústria.
Os novos Global 5500 e Global 6500 foram apresentados durante a Ebace, que acontece em Genebra, na Suíça. Baseados nos antecessores Global 5000 e Global 6000, os novos aviões incluem melhorias como cabines redesenhadas, asas aprimoradas e novos motores Rolls-Royce e alcance ampliado, podendo ambos serem certificados no próximo ano.
Comparados com os modelos existentes, os novos Global 5500 e Global 6500 oferecem, pelo menos, 500 nm de alcance adicional, bem como uma economia de 13% em combustível. O Global 5500, com 5.700 nm de alcance poderá voar de São Paulo a Paris sem escalas, enquanto o Global 6500 poderá ligar Londres a Hong Kong em voo direto, com alcance de 6.600 nm.
Outro destaque é o incremento no alcance de até 1.300 nm quando operando fora de condições de clima quente e alta altitude, graças aos novos motores com maior empuxo e eficiência. Um dos destaques da performance para ambos os aviões será a capacidade de operar em aeroportos restritos, como London City.
A Rolls-Royce está lançando uma nova linha de motores para jatos de negócios chamada Pearl, que serão exclusivos para a família Global.
O interior foi redesenhado, recebendo os assentos Nuage, que contam com nova arquitetura e tecnologias exclusivas que prometem elevar o conforto e movimento sem maiores esforços. O objetivo é proporcionar a máxima ergonomia atendendo as necessidades de voos ultra longos. Outra novidade na arquitetura Nuage é a espreguiçadeira que se converte em uma superfície plana, que permite dormir completamente na horizontal ou realizar refeições, ao estilo banquete, ao redor da mesa.
Para os pilotos, os dois aviões receberão a suíte Bombardier Vivion, que apresenta o primeiro sistema de visão combinada (CVS).
De acordo com a Bombarider, o Global 5500 terá um preço de lista de US$ 46 milhões, enquanto o Global 6500 custará US$ 56 milhões.