Novo terminal de Congonhas começa a ser construído

Aena inicia construção do novo terminal de Congonhas, com entrega prevista para junho de 2028

Por Gabriel Benevides Publicado em 29/04/2025, às 08h44

Obras incluem a demolição de hangares antigos, revitalização de áreas tombadas e melhorias operacionais - Aena Brasil/Divulgação

A Aena Brasil iniciou a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A entrega da obra está prevista para junho de 2028, segundo o CEO da concessionária, Kleber Meira.

As obras começaram com a demolição de antigos hangares, preservando e revitalizando as áreas tombadas do aeroporto. Parte do terminal atual já passou por reformas, incluindo a entrega de novos espaços como a sala VIP, banheiros modernizados, um ponto de apoio para motoristas de aplicativos no subsolo e a operação de ônibus elétricos para o transporte de passageiros.

A ampliação da chamada "sala remota", localizada no piso inferior do terminal, também está em andamento e deve ser concluída até o fim do primeiro semestre de 2025.

No primeiro ano de gestão da Aena em Congonhas, a concessionária promoveu melhorias em diversas frentes operacionais. Entre as ações realizadas estão a repavimentação das pistas de taxiamento, solucionando problemas de afundamento recorrentes, a pintura e sinalização das áreas de manobra e estacionamento de aeronaves, além de investimentos em equipamentos de segurança, iluminação e modernização da frota de ônibus que atende os passageiros.

Aeroportos Congonhas Aena Brasil Aeroporto de Congonhas infraestrutura aeroportuária modernização aeroportuária aeroportos brasileiros

Leia também

Conheça as 15 cidades com mais voos diários a partir do Aeroporto de Congonhas
Congonhas completa 89 anos em meio a reformas e polêmicas