O tp de linha da Daher agrega melhorias no projeto original e deverá ser certificado ainda este ano
Redação Publicado em 19/03/2019, às 14h00 - Atualizado às 16h03
A Daher apresentou o TBM 940, versão que sucede a o topo de linha 930 da família de monoturboélices, incluindo com novas características. O avião incorpora auto throttle integrado, sistema automático de degelo e melhorias na cabine.
Segundo a Daher, o auto throttle do 940 é o primeiro instalado em um turbo-hélice monomotor pesando menos de 12.500 libras e ajusta a velocidade da aeronave baseado no perfil de voo pré-estabelecido. O sistema também permite a operação do 940 no limite aprovado de potência para os motores Pratt & Whitney Canada PT6A-66D.
O TBM 940 também se aproveita de maior grau de automação no sistema de degelo, que é ativado automaticamente quando o congelamento ou acúmulo de gelo é detectado, sem que seja necessário a reação do piloto.
A cabine recebeu assentos reprojetados, prateleira central com armazenamento lateral, tomada elétrica de 115 volts e uma saída USB, levando a um total de seis saídas para passageiros e três para os pilotos. O alcance é o mesmo do TBM 930, com 1.730 milhas náuticas. O preço estimado deverá ser ligeiramente superior aos US$ 4 milhões.
A Daher espera obter em breve as certificações EASA e FAA para o modelo.