Novo jato de luxo da Gulfstream voa pela primeira vez

Novo G800 realizou seu voo inaugural a partir das instalações da Gulfstream nos Estados Unidos

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 29/06/2022, às 20h00

Para o primeiro voo do G800 a Gulfstream abasteceu o avião com uma mistura de querosene com SAF - Gulfstream

A Gulfstream realizou ontem (28) o primeiro voo do G800, seu novo avião executivo de ultralongo alcance.

O primeiro G800 partiu do aeroporto internacional de Savannah/Hilton Head, nos Estados Unidos, às 9h e pousou duas horas depois. Um dos destaques do primeiro voo, que avaliou o comportamento dinâmico, foi a aeronave ter realizado uma mistura de combustível de aviação sustentável (SAF).

O avião, anunciado em outubro do ano passado, é derivado do também recém-lançado G700, contando com uma cabine ligeiramente menor, mas com maior alcance podendo voar por até 8.000 milhas náuticas (14.800 quilômetros) a Mach 0.85 ou 7.000 nm (12.964 km) a Mach 0,90.

Um dos destaques do G800 é seu projeto aerodinâmico refinado, com asas de alta velocidade projetadas para voar próximo do regime transônico com máxima eficiência. O jato de negócios é equipado com os novos motores Rolls-Royce Pearl 700, que combinam elevada potência e baixo consumo de combustível, assim como menores emissões de poluentes e ruído.

O cockpit é equipado com a suíte de aviônicos Symmetry Flight Deck, com controle de voo ativo, além de contar com dez displays touch-screen, inclusive no overhead. No G800, os displays duplos apresentam o novo Sistema de Visão Combinada (CVS) da Gulfstream, que une o Enhanced Flight Vision System (Efvs) e o Synthetic Vision System (SVS) em uma única imagem, aumentando a consciência situacional do piloto e o acesso a mais aeroportos em todo o mundo.

O G800 também apresenta o que existe de mais moderno em tecnologia e conforto de cabine para seus passeiros, incluindo assentos ergonômicos feitos à mão, sistema de iluminação circadiana de alta definição, Ar 100% fresco, e nunca recirculado, sistema de purificação de ar por ionização por plasma, assim como uma altitude de cabine mais baixa.

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