Lockheed Martin realiza o rollout do primeiro LM-100J
Edmundo Ubiratan Publicado em 14/02/2017, às 17h00 - Atualizado em 20/02/2017, às 23h52
Lockheed Martin apresentou o primeiro C-130J Super Hercules civil. O modelo designado como LM-100J é uma continuidade da família L-100 de aviões cargueiros baseados na versátil plataforma da aeronave tática C-130 e poderá ser concorrente da possível versão civil do Embraer KC-390.
Anunciado em fevereiro de 2014, o LM-100J espera criar um novo nicho de mercado, que jamais foi plenamente conquistado por seus antecessores. Mesmo baseado na plataforma básica do Hercules, a versão civil enfrentava o elevado custo operacional e a pouca empregabilidade no mundo comercial. Em 1959, a Pan Am encomendou doze aeronaves, mas o contrato foi cancelado meses depois por falta de viabilidade operacional.
Cinco anos depois, a Lockheed lançou uma versão civil derivada do C-130E, que foi entregue a Continental Air Services, em setembro de 1965. A linha de produção foi mantida até 1992, quando 114 aeronaves foram entregues, sendo que pouco mais de 30 estão em operação atualmente. A maior parte dos modelos vendidos operaram no continente africano e em regiões remotas da América do Norte.
Na última edição do Farnborough Airshow, que ocorreu na Inglaterra em 2016, a Lockheed Martin anunciou que a empresa brasileira Bravo Industries havia se tornado a primeira cliente do modelo. Entretanto, pouco se sabe sobre a Bravo e suas subsidiárias.
A reportagem de AERO Magazine tentou uma série de contatos nos últimos dias, mas sem resposta dos representantes da Bravo.
A cerimonia de rollout ocorreu nas instalações da Lockheed Martin, em Marietta, Georgia, nos Estados Unidos e contou com a presença de centenas de funcionários da companhia.