Novo helicóptero Racer Clean Sky 2 da Airbus combina as características de um helicóptero regular com dois motores pusher
Por Micael Rocha Publicado em 07/05/2024, às 16h00
A Airbus Helicopters anunciou que realizou, no dia 26 de abril, o primeiro voo do projeto European Research Clean Sky 2 Racer, ocorrido em Marignane City. O protótipo voou por cerca de trinta minutos, período durante o qual a equipe de engenharia e desenvolvimento pôde colher dados e parâmetros de voo sobre o comportamento dinâmico da aeronave.
Entre os parâmetros, foram realizados testes que mostraram as qualidades e características da transição do voo pairado para o voo em alta velocidade, um dos destaques do helicóptero. De acordo com a equipe desenvolvedora, o Racer pretende explorar as vantagens e capacidades para determinadas missões onde a alta velocidade pode ser um benefício real.
Segundo a empresa, o Clean Sky 2 Racer baseia-se na configuração do Airbus Helicopters X3 que, em 2013, ultrapassou os limites de velocidade normais para um helicóptero ao atingir 472 km/h, um recorde na época. O X3 era uma combinação de asas fixas para sustentação, rotores laterais para propulsão e um rotor principal, que fornecia a capacidade de voo VTOL.
De acordo com a Airbus, o novo helicóptero terá uma velocidade de cruzeiro de mais de 400 km/h e uma redução no consumo de combustível de cerca de 20%, em comparação com a geração atual de helicópteros da mesma classe. Equipado com motores da fabricante Safran, o sistema híbrido-elétrico permite que um dos dois motores Aneto-1X que equipam o Racer seja desligado durante a fase de cruzeiro, reduzindo assim as emissões de CO2 no meio ambiente.
“Com suas 90 patentes, o Racer é o exemplo perfeito do nível de inovação que pode ser alcançado quando os parceiros europeus se unem. Este primeiro voo é um momento de orgulho para a Airbus Helicopters e para os nossos 40 parceiros em treze países”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters.