Com desenho assinado por ex-projetista do Boeing 787, Sonic Boom levará 40 passageiros e já chamou a atenção de Sir Richard Branson, do Grupo Virgin
Por Ernesto Klotzel Publicado em 14/04/2016, às 15h00 - Atualizado em 15/04/2016, às 02h18
A norte-americana Boom Aerospace iniciou os estudos para um novo SST (Supersonic Transport). A empresa, com sede no Colorado, é uma das novatas que acreditam no potencial do transporte supersônico de passageiros. A nova aeronave comercial poderá transportar até 40 passageiros a uma velocidade de 2.333 km/h (155 km/h mais rápido do que o antigo Concorde).
Por trás do ambicioso programa estão Blake Scholl e Michael Reid, este último ex-projetista do programa 787 Dreamliner, da Boeing. O Grupo Virgin de Sir Richard Branson demonstrou grande interesse no projeto, tanto como futuro cliente como desenvolvedor. Branson fez opção para dez SST enquanto a sua empresa, a Spaceship Company, fornecerá serviços de engenharia, design e produção, ensaios de voo e operações.
As primeiras estimativas apontam para viagens de 3,5 horas de Nova York a Londres, com custo em torno de US$ 5.000 por passageiro, semelhante a uma tarifa de classe executiva atual. O Boom SST será produzido em materiais compostos, especialmente fribra de carbono, devendo ser mais silencioso do que as aeronaves supersônicas até hoje produzidas, além de 30% mais eficiente que o Concorde. Sua altitude de cruzeiro será de 60.000 pés. A cabine com capacidade para 40 passageiros será similar à adotada no Concorde, com uma fileira de quatro assentos, na configuração 2+2.
A Boom espera que o primeiro protótipo comece a voar no final de 2017, a partir do Aeroporto Centennial em Denver. Os ensaios supersônicos terão lugar próximo à lendária Base Aérea Edwards, na California. Analistas consideram o cronograma ambicioso demais para um projeto tão complexo e que sequer possui um protótipo concluído.