Expectativa da Honda Aircraft é que seu novo avião, o HondaJet 2600 Concept seja certificado até 2028
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 13/06/2023, às 16h00
A Honda Aircraft Company oficializou hoje (13) que passará a aceitar encomendas do recém-lançado o HondaJet 2600 Concept, a versão de maior capacidade da família HondaJet. O modelo foi anunciado durante a NBAA-BACE 2021, como um complemento ao modelo atual, adicionando maior capacidade e alcance.
O novo HondaJet 2600 Concept deverá disputar o mercado dos jatos leves, em especial com a família Phenom 300, da Embraer, que há vários anos lideram o mercado. A Honda Aircraft espera que o novo avião possa repetir o sucesso do HondaJet, que em suas diversas variantes se tornou o principal modelo da categoria de jatos de negócios de entrada.
Segundo o fabricante, a expectativa é obter a certificação de tipo nos Estados Unidos e Europa em meados de 2028.
O programa HondaJet 2600 Concept obteve uma reação positiva do mercado desdea apresentação do mockup em 2021. A nova aeronave promete superaá o desempenho, conforto e eficiência dos principais rivais, proporcionando uma experiência similar a existente nos jatos de médio porte, na categoria Midsize.
Um dos destaques do projeto da Honda é o avião ter sido concebido para ser o primeiro da categoria com capacidade de realizar voos transcontinentais sem escalas, podendo voar costa-a-costa nos Estados Unidos, ou entre a Costa Leste e alguns destinos na Europa. O modelo terá uma espaçosa cabine, usando diversos conceitos de design aprovados pelos clientes do HondaJet, aliado a uma capacidade para acomodar até onze ocupantes. O HondaJet 2600 Concept também é projetado para operação de piloto único (single pilot).
Segundo informações preliminares, o avião oferecerá elevada eficiência de combustível, podendo ser até 20% a mais econômico que os jatos leves atuais e ter mais de 40% de vantagem na eficiência energética do que aviões de negócios da categoria Midsize.
Grande parte do novo projeto deverá empregar as soluções já usadas nos atuais HondaJet Elite II, inclusive a instalação dos motores sobre as asas e os conceitos de engenharia e aerodinâmica.
“Ao aproveitar a experiência por trás de nossas inovações tecnológicas, vamos acelerar o desenvolvimento do programa com a sustentabilidade como elemento-chave em todo o processo”, destacou Hideto Yamasaki, presidente e CEO da Honda Aircraft Company.
Embora o avião esteja ainda em fase de desenvolvimento, a Honda Aircraft Company firmou diversos acordos com fornecedores estratégicos, incluindo a Aernnova, para aeroestruturas e componentes; Garmin, para aviônicos; a Spirit AeroSystems, que produzirá parte da fuselagem; e Williams International, que vai fornecer os motores.
A Honda Aircraft Company está finalizando os projetos de engenharia do HondaJet 2600 Concept, com atividades de fabricação em andamento, com expectativa do primeiro avião ser apresentado até 2025.