Motor fabricado pela Pratt & Whitney foi certificado por autoridades canadenses. Novo avião fará pousos em pistas mais curtas
Por Marcel Cardoso Publicado em 11/10/2023, às 08h48
Reguladores da aviação do Canadá concederam certificação para o motor PW127XT-L, da Pratt & Whitney, que será utilizado no ATR 42-600S.
A aeronave, que será convertida para efetuar pousos e decolagens em pistas curtas, reduzirá as distâncias para as operações para apenas 800 metros em condições de voo padrão, podendo atender mais de 1.000 aeroportos com esta configuração, como o de Jacarepaguá (RRJ), no Rio de Janeiro, por exemplo.
“Esta certificação é um marco significativo para o programa ATR 42-600S, pois as modificações nos motores fazem parte das principais mudanças técnicas que estamos trazendo para a aeronave, além do leme e da aviônica, com enorme influência no desempenho na decolagem”, disse Daniel Cuchet, vice-presidente sênior de engenharia da ATR.
A próxima etapa é a certificação do motor pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa), prevista para acontecer até dezembro.
A ATR já recebeu mais de 20 compromissos para o ATR 42-600S e os primeiros voos comerciais acontecerão em 2025.