Novo avião chinês está perto de receber certificação

Novo Comac C919 finalizou voos de testes obrigatórios antes de receber a certificação

Marcel Cardoso Publicado em 25/07/2022, às 06h08

A China Eastern Airlines, cliente inaugural do modelo, espera contar com o modelo até o fim do ano - Divulgação

A China Commercial Aircraft (Comac) finalizou todos os testes do C919, o que deixa o novo avião perto de receber a Certificação de Tipo, o que deverá acontecer até o fim do ano.

O anúncio foi feito no último sábado (23). Agora, a intenção do fabricante é obter o documento antes do próximo congresso do Partido Comunista chinês, no último trimestre. Ele é realizado a cada cinco anos. “Todas as seis aeronaves de teste C919 completaram suas tarefas de voo de teste, marcando que a certificação C919 está agora no final”, segundo comunicado divulgado pela Comac.

A Administração da Aviação Civil da China (Caac) exige que sejam feitas 300 horas de testes funcionais e de confiabilidade antes da certificação. Metade dessas horas de voo podem ser realizadas em combinação com outras tarefas, e as horas restantes precisam ser realizadas por meio de operações independentes.

O primeiro cliente do novo avião foi a China Eastern Airlines, que fez o voo inaugural com o modelo em maio. A empresa espera contar com cinco novas aeronaves até 2023. Cada uma delas está avaliada em US$ 99 milhões (R$ 544,3 milhões).

avião China Testes C919 Comac Certificação

Leia também

Aviação da China vai na contramão do caos na Europa
Avião chinês está pronto para ser entregue e desafia Airbus e Boeing