Com envergadura de asa maior, a Ipanema 203 acaba de receber certificação da Anac para começar a ser operado
Redação Publicado em 18/11/2015, às 11h36 - Atualizado em 19/11/2015, às 10h29
A Embraer acaba de receber da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a certificação para a sexta versão da aeronave agrícola Ipanema. Com dois metros a mais de envergadura e capacidade de transportar um volume total 16% maior no hopper, o Ipaema 203 poderá pulverizar uma área de lavoura 20% maior em comparação ao seu antecessor.
No Ipanema 203 os winglets (pontas das asas) foram reprojetados, aumentando o controle e melhorando a eficiência da pulverização, informa a Embraer. Além disso, o avião tem novo sistema de ar condicionado, cinto de segurança com air bag e cabine mais alta, com novo conceito ergonômico. As alavancas de comando e os pedais foram reprojetados, com ângulos mais suaves, que permitem controles ainda mais precisos.
Segundo Alexandre Solis, diretor da Unidade da Embraer em Botucatu, onde a aeronave é produzida, o novo avião oferecerá mais produtividade aos agricultores, com menor custo operacional e maior conforto para o piloto.
O novo modelo é uma versão aprimorada do Ipanema 202, que se tornou a primeira aeronave produzida em série no mundo a sair de fábrica já certificada para voar com o etanol, o mesmo combustível utilizado em automóveis. Com esse diferencial, o avião apresenta uma redução do impacto ambiental e de custos tanto de operação quanto de manutenção. Cerca de 40% da frota de aviões Ipanema em operação usa etanol como combustível.
FICHA TÉCNICA
IPANEMA 203 |
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Comprimento das asas |
13,30 m |
Envergadura da empenagem |
4,27 m |
Altura máxima |
2,43 m |
Comprimento da aeronave |
8 m |
Diâmetro da hélice |
2,18 m |
Capacidade do hopper |
1.050 litros |
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PERFORMANCE |
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Velocidade |
185 km/h |
Distância de decolagem |
254 m |
Distância de pouso |
214 m |
Consumo de combustível |
98,4 litros/h |
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