Certificado ETOPS 285 amplia raio de ação dos modelos e foi obtida logo após o início das operações regulares
Por Ernesto Klotzel Publicado em 28/01/2019, às 15h00 - Atualizado às 16h00
As autoridades de aviação da Europa aprovaram as operações ETOPS para o Airbus A330-900, com alternativas acima dos 180 minutos. A certificação ocorre após uma série de atrasos do modelo, que agora poderá voar praticamente a totalidade das rotas onde o A330 é utilizado.
O A330neo é equipado com motores Rolls-Royce Trent 7000, que recebeu uma série de soluções empregadas no Trent XWB, desenvolvido para o A350. A aprovação inclui certificação ETOPS 180, nas especificações básicas da aeronave, e também agora abrange a opção de longo curso para ETOPS 285, que amplia em mais de 1h30 a distância entre alternativas, em relação ao modelo básico. Os operadores que optarem pelas operações ETOPS 285 poderão servir novas rotas não-limitantes, em especial voos transpacíficos. Já os operadores que voam rotas com distâncias entre alternativas correspondentes aos 180 minutos, poderão optar por voos mais diretos e econômicos, atendendo basicamente a totalidade das rotas dentro do mercado atual da família A330.
O A330neo recebeu uma série de melhorias em relação aos modelos de primeira geração, com destaque para as novas asas otimizadas em 3D, que possuem maior envergadura e fazem amplo uso de material composto, além de contarem com novos dispositivos Sharklets, na ponta. Estes avanços combinados resultam em um alcance maior e uma redução de 25% no consumo de combustível, quando comparado a modelos mais antigos.
Em 2009, a família Airbus A330 se tornou pioneira ao conquistar o certificado ETOPS além de 180 minutos, concedidos pela EASA. Desde então estes bimotores acumularam mais de 20 milhões de horas de voos com certificações especiais de ETOPS.