Editorial - Edição 254
Redação Publicado em 15/07/2015, às 00h00 - Atualizado às 02h48
Os anfitriões fizeram valer seu protagonismo no maior salão aeronáutico do mundo. Os franceses mostraram força em Le Bourget. É o que revelamos na cobertura do Paris Air Show 2015, que aconteceu na segunda quinzena de junho último. Mesmo ausente, o novo A320neo garantiu à Airbus o recorde de encomendas deste ano. Dos 421 pedidos totais, no valor de US$ 57 bilhões, 323 correspondem à nova família de corredor único do consórcio europeu. Já a divisão de helicópteros da Airbus anunciou durante a feira bienal seu novo projeto, o conceitual X6. No mercado de aviões de negócios, a conterrânea Dassault Aviation aproveitou o salão para apresentar suas novidades, com destaque para as exibições em voo do Falcon 8X, que deve começar a ser entregue em 2016. Entre os debutantes, brilharam nos céus de Le Bourget o Bombardier CS300, o Boeing 787-9 e o Antonov An-128.
Os franceses são destaques em mais duas reportagens desta edição de AERO Magazine. Na primeira delas, que ilustra nossa de capa, mostramos o roll-out do Dassault Falcon 5X. O jato estabelece um novo patamar na categoria dos super mid-size ao incorporar uma cabine mais espaçosa e oferecer alcance intercontinental. Viajamos até Bourdeux-Mérignac para ver de perto a linha de produção deste jato de negócios que incorpora tecnologias tanto de seus precursores como de aeronaves produzidas pela divisão militar do grupo. Na outra matéria, abordamos o helicóptero H175, voltado para missões offshore, que fez demonstrações no Brasil e emerge como opção para o mercado de óleo e gás.
Para o mercado de aviação geral, três matérias imperdíveis para proprietários e pilotos. Uma com considerações sobre a manutenção de aeronaves, outra sobre a evolução dos motores a pistão e, finalmente, a terceira com dicas de pilotagem para evitar uma situação responsável por muitos acidentes aéreos com aviões leves, a perda de controle em voo.
No segmento de infraestrutura, detalhamos o projeto daquele que será um dos mais sofisticados aeroportos do mundo, o novo terminal da Cidade do México, e esmiuçamos o plano do governo federal de concessões à iniciativa privada dos aeroportos de Salvador, Fortaleza, Florianópolis e Porto Alegre, além de aeródromos paulistas administrados pelo DAESP. Resta saber o impacto das denúncias apresentadas pela Operação Lava Jato nesse processo.
Bom voo,
Giuliano Agmont e Christian Burgos