Novidade da NASA, nave espacial cargueira passará por testes ainda neste mês

Plano inclui manobras da Dream Chaser em voo de dez minutos na Califórnia

Ernesto Klotzel Publicado em 01/09/2016, às 16h00 - Atualizado às 16h06

Anunciado há dez anos, o projeto da nave espacial cargueira da NASA saiu do papel e seu fruto está pronto para testes. A Dream Chaser, como foi batizada, é criação da Sierra Nevada Corp. Space Systems e deve realizar ainda neste mês um voo na Base Aérea Edwards, localizada no estado norte-americano da Califórnia - o mesmo lugar onde, há 39 anos, a NASA colocou pela primeira vez seu ônibus espacial nos ares.

O plano é fazer com que helicóptero Sikorsky Skycrane ("Guindaste Voador", na tradução livre em português) erga a Dream Chaser a uma altitude de 2,5 milhas e solte-a em seguida. Se tudo acontecer de acordo com o planejado, a nave voará durante cerca de dez minutos e pousará após realizar uma série de pequenas manobras para testar sua aerodinâmica, sua manobrabilidade e seu software de voo, entre outras características.

A Dream Chaser foi projetada para voos autônomos de ida e volta da Estação Espacial Internacional (ISS), transportando até 5 mil kg. A ideia é lançá-la com o uso de um foguete Atlas V, de modo que ela regresse à terra por conta própria, podendo pousar em praticamente qualquer pista que acolhe aviões comerciais.

Empresas espaciais como Space X e Orbital ATK também foram selecionadas para missões especalizadas. Junto com a criadora da nave, as três organizações têm a garantia da NASA de realizar um mínimo de seis missões de carga, tendo a ISS como objetivo.

Nasa Dream Chaser