A finalidade da FAA é reduzir custos para a indústria
Ernesto Klotzel Publicado em 22/12/2016, às 14h57 - Atualizado às 15h06
A FAA revelou sua nova regra Part 23 que visa dinamizar os padrões de aeronavegabilidade para aviões pequenos que operam no setor da aviação geral.
A regra deve preencher o vazio entre as tecnologias que priorizam a segurança de aviões pequenos e sua distribuição no mercado.
A regra também pretende reduzir os custos da indústria aeronáutica e criar padrões baseados em desempenho para aeronaves que pesam menos de 19.000 lb (8.625 kg) com 19 lugares ou menos.
Planejadas para entrar em vigor oito meses após a publicação no US Federal Register, a Part 23 atualizada destaca novos padrões de certificação endereçados aos acidentes por perda de controle e voos em condições de formação de gelo.
Para o ministro dos transportes dos Estados Unidos, “a fabricação de aeronaves é o item mais importante de exportação do país. Para a economia dos EUA, ela contribui com cerca de US$ 80 bilhões e emprega 400.000 colaboradores”.
A nova regra Part 23 também vai apoiar a harmonização de regulações entre os parceiros estrangeiros da FAA, como a Agência Europeia de Segurança de Voo (EASA), Transport Canada Civil Aviation (TCCA) e ANAC do Brasil.
Espera-se que esta harmonização reduza os custos para os fabricantes de aeronaves e motores, bem como os respectivos operadores que buscam certificações para poder comercializar seus produtos no mundo.