Nova tinta reduz peso de aviões em quase 30 kg

Com uma nova tinta adotada pela easyJet, cada avião perde quase 30 kg, resultando em uma grande economia de combustível

Por Marcel Cardoso Publicado em 08/01/2025, às 09h01

- easyJet

A low cost europeia easyJet, em parceria com uma empresa de revestimentos industriais, introduziu um sistema que reduz a quantidade de tinta utilizada para pintar as aeronaves, contribuindo para uma frota mais leve.

O novo revestimento já foi aplicado em 38 aviões e será implementado em toda a frota até 2030. A nova tinta reduz o peso de cada aeronave em 27 kg. Embora o impacto individual por avião seja pequeno, a aplicação na frota completa pode gerar uma economia anual de cerca de 1,3 tonelada de combustível, equivalente a uma redução de mais de quatro toneladas de emissões de carbono.

"Embora essa iniciativa represente uma pequena parte de uma estratégia maior, a formulação de uma nova tinta leve com nossos parceiros da Mankiewicz Aviation Coatings exemplifica como estamos avaliando cada parte de nossa operação para encontrar ganhos de eficiência e nos ajudar a alcançar essa missão", disse Lahiru Ranasinghe, Diretor de Sustentabilidade.

O plano de implementação do revestimento mais leve está alinhado com a estratégia de sustentabilidade da companhia aérea, que busca atingir emissões líquidas zero até 2050.

easyJet participa de projeto para expansão da infraestrutura de hidrogênio

A easyJet, juntamente com a Airbus, o aeroporto de Gatwick (LGW), em Londres, e a empresa de gases industriais Air Products, está participando de uma parceria para a expansão da infraestrutura de hidrogênio no Reino Unido.

A união visa o desenvolvimento capacidades de abastecimento, armazenamento e manuseio de hidrogênio no terminal, que é um centro de operações (hub) para rotas de curta e média distância na região britânica.

easyJet aviação sustentável redução de emissões economia de combustível Mankiewicz Aviation Coatings tinta leve para aviões frota aérea sustentável

Leia também

Airbus irá expandir pesquisas para uso de hidrogênio na aviação
Novos motores da CFM estarão em mais de 150 Airbus A320neo da easyJet