Sistema, que será testado no aeroporto de Nova York, usa mapeamento tridimensional com escâner de tomografia computadorizada,
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 25/07/2018, às 08h00 - Atualizado em 26/07/2018, às 19h29
A American Airlines e o departamento de Transportation Security and Administration (TSA) está testando um novo escâner de tomografia computadorizada (TC) no ponto de inspeção do terminal 8 do aeroporto internacional JFK, em Nova York.
De acordo com as autoridades, caso os testes sejam bem-sucedidos, será possível voltar a transportar líquidos, géis, aerossóis e notebooks nas bagagens de mão em todas as circunstâncias.
A tecnologia de última geração representa a evolução dos equipamentos de raios X 2D usados atualmente na maioria dos pontos de inspeção em todo o mundo. Utilizando uma visualização tridimensional (3D) é possível obter maior visibilidade à inspeção ao permitir a rotação virtual completa da bagagem de mão para uma melhor observação do conteúdo em todos os ângulos.
Além disso, o sistema possibilita analisar outros objetos proibidos, além de melhorar a capacidade de detecção de ameaças, aumentando a efetividade dos procedimentos. O resultado é a maior eficácia dos procedimentos de segurança nos aeroportos.
A previsão do TSA é de que a nova tecnologia esteja em operação no JFK no final de julho. Ela também está sendo testada nos pontos de inspeção de segurança dos aeroportos de Phoenix e Boston.