Uma nova solução desenvolvida pela Thales, por meio de parcerias, pode reduzir a formação de contrails nos voos e de emissões
Por Marcel Cardoso Publicado em 14/02/2025, às 18h50
A Thales, em parceria com a companhia aérea Amelia e a Breakthrough Energy Contrails, anunciou a implementação em grande escala de uma solução para a prevenção de trilhas de condensação, os chamados 'contrails'.
A solução propõe ajustes na altitude das aeronaves, sem alterar a trajetória lateral, o que otimiza os planos de voo e mantém o consumo adicional de combustível abaixo de 3%. A Amelia planeja expandir essa iniciativa a partir de 2025 para a maioria de suas operações elegíveis.
A tecnologia foi testada nas rotas entre Paris, na França, e Valladolid, na Espanha, operadas pelos Embraer ERJ145, e evitou mais de vinte toneladas de equivalente de CO₂ (CO₂eq) entre junho e dezembro de 2024, reduzindo o impacto climático de cada voo em até 40%.
As trilhas de condensação são nuvens artificiais formadas pela passagem de aeronaves e contribuem para o aquecimento global ao aprisionar calor na atmosfera. Esse efeito pode representar uma parcela significativa da pegada climática da aviação, em níveis comparáveis às emissões diretas de CO₂.
O projeto integra-se às ferramentas do Centro de Controle Operacional (OCC) da Amelia, permitindo que agentes operacionais identifiquem rotas alternativas em tempo real. O sistema Flights Footprint sugere ajustes na altitude das aeronaves sempre que é detectado um impacto significativo de trilhas de condensação, garantindo uma redução de até 40% no impacto climático do voo.
A eficácia do sistema é analisada por meio de modelos climáticos avançados e previsões meteorológicas da Breakthrough Energy Contrails. Além disso, câmeras em solo, fornecidas pela Reuniwatt, monitoram diretamente a formação das trilhas de condensação para validar os resultados.