Nova solução pode reduzir formação de contrails nos voos

Uma nova solução desenvolvida pela Thales, por meio de parcerias, pode reduzir a formação de contrails nos voos e de emissões

Por Marcel Cardoso Publicado em 14/02/2025, às 18h50

A tecnologia foi testada nas rotas entre Paris, na França, e Valladolid, na Espanha, evitando a emissão de toneladas de CO2 - Divulgação

A Thales, em parceria com a companhia aérea Amelia e a Breakthrough Energy Contrails, anunciou a implementação em grande escala de uma solução para a prevenção de trilhas de condensação, os chamados 'contrails'.

A solução propõe ajustes na altitude das aeronaves, sem alterar a trajetória lateral, o que otimiza os planos de voo e mantém o consumo adicional de combustível abaixo de 3%. A Amelia planeja expandir essa iniciativa a partir de 2025 para a maioria de suas operações elegíveis.

A tecnologia foi testada nas rotas entre Paris, na França, e Valladolid, na Espanha, operadas pelos Embraer ERJ145, e evitou mais de vinte toneladas de equivalente de CO₂ (CO₂eq) entre junho e dezembro de 2024, reduzindo o impacto climático de cada voo em até 40%.

As trilhas de condensação são nuvens artificiais formadas pela passagem de aeronaves e contribuem para o aquecimento global ao aprisionar calor na atmosfera. Esse efeito pode representar uma parcela significativa da pegada climática da aviação, em níveis comparáveis às emissões diretas de CO₂.

O projeto integra-se às ferramentas do Centro de Controle Operacional (OCC) da Amelia, permitindo que agentes operacionais identifiquem rotas alternativas em tempo real. O sistema Flights Footprint sugere ajustes na altitude das aeronaves sempre que é detectado um impacto significativo de trilhas de condensação, garantindo uma redução de até 40% no impacto climático do voo.

A eficácia do sistema é analisada por meio de modelos climáticos avançados e previsões meteorológicas da Breakthrough Energy Contrails. Além disso, câmeras em solo, fornecidas pela Reuniwatt, monitoram diretamente a formação das trilhas de condensação para validar os resultados.

trilhas de condensação aviação sustentável combustíveis sustentáveis tecnologia aeronáutica Thales aviação eficiência de voo controle operacional aéreo impacto climático redução de CO₂

Leia também

Thales amplia suporte a aviônicos de helicópteros no Brasil
A prevenção de contrails foi alvo de um estudo inédito