Nova lei estadual pode trazer mais voos internacionais para a Bahia

Foi sancionada uma lei estadual que visa atrair novos voos internacionais para o estado da Bahia

Por Marcel Cardoso Publicado em 26/11/2024, às 11h33

O estado irá arcar despesas de custeio de companhias aéreas estrangeiras que forem operar nos aeroportos - Salvador Bahia Airport

Foi publicada no último sábado (23), no Diário Oficial do Estado da Bahia, uma nova lei estadual que autoriza uma transferência destinada a cobrir despesas de custeio de companhias aéreas internacionais que operam nos aeroportos locais.

A medida tem como objetivo fomentar voos internacionais no estado. Para acessar o benefício, as empresas aéreas precisam operar voos que tenham aeroportos baianos como origem, conexão ou destino. A exigência mínima é de duas frequências semanais. O impacto estimado da medida é de até R$ 20 milhões no orçamento anual dos cofres públicos.

"Com a lei de subvenção, estamos confiantes de que vamos despertar o interesse de companhias aéreas ao redor do mundo, trazendo mais turistas estrangeiros, que irão movimentar a nossa economia”, disse Maurício Bacelar, Secretário de Turismo da Bahia.

Atualmente, os aeroportos de Salvador (SSA) e de Porto Seguro (BPS) são os únicos que ofertam voos internacionais. Na capital, há voos diretos para Lisbos (LIS), Madri (MAD), Paris (CDG), Buenos Aires (AEP), Santiago (SCL) e Montevidéu (MVD). De BPS, partem voos para o aeroporto de Ezeiza (EZE), na capital argentina.

A Bahia é responsável por receber mais de 40% dos turistas internacionais que visitam o Nordeste brasileiro, segundo dados da Polícia Federal e do Ministério do Turismo.

voos internacionais Bahia turismo aéreo na Bahia subvenção econômica para aviação lei 14.789 Bahia incentivos para companhias aéreas

Leia também

Porto Seguro terá voos extras da Azul durante o verão
Azul anuncia nova rota entre Guarulhos e cidade do litoral da Bahia