No futuro dos carros voadores uso será similar ao de um elevador

Tecnologias para voo autônomo caminha para ser tão segura e simples quanto dos elevadores de um edifício

Por Ernesto Klotzel | Fotos: Divulgação Publicado em 05/03/2019, às 15h00 - Atualizado às 15h43

A tendência do transporte aéreo em massa nas grandes cidades parece ter se tornado uma realidade para engenheiros dos principais fabricantes aeronáuticos do mundo. Modelos diversos estão em estudos para tornar a mobilidade pelo ar uma rotina tão simples quanto chamar um táxi por aplicativo.

Voo autônomo tem sido testado pela Sikorky baseado na tecnologia Matrix, que permite decolagem e pouso de forma completamente independente da ação humana

A norte-americana Sikorsky espera criar um modelo de helicóptero que permita o mesmo nível de segurança que o uso de um elevador. Com isso, o fabricante espera permitir que as pessoas voem acima do caos e congestionamento urbano das cidades com a mesma segurança e paz de espírito que tem quando tomam um simples elevador em seu dia a dia.

“Em nossa opinião, a mobilidade aérea urbana e sua solução futura tem a capacidade de ligar destinos da mesma maneira que os elevadores começaram a conectar andares, permitindo aos projetistas de edifícios olhar para cima e darem início a era dos arranha-céus”, comenta Jonathan Hartman, que lidera o time de tecnologias disruptivas da Sikorsky Innovations.

As Nações Unidas estimam que ao longo da próxima década um novo êxodo de pessoas rumo as cidades. Acredita-se que, semanalmente, dois milhões de pessoas se mudarão para as áreas metropolitanas a partir de 2030. Em lugar de outras soluções, como veículos aéreos, que tendem a aumentar o congestionamento, mudando apenas o local que ele ocorre, a Sikorsky sugere o uso de tecnologias autônomas assistidas por pilotos. A empresa trabalha em uma série de conceitos, que estão sendo desenvolvidas em paralelo com helicópteros tradicionais, para aliviar os transtornos do transporte público.

“Para chegar a este ponto as pessoas que usam estes sistemas tem que confiar neles, repito, confiar neles fundamentalmente” acrescentou Hartman. “Enquanto o veículo é parte da eventual solução para a mobilidade urbana, julgamos que muitas tecnologias já se encontram em curso e já demonstraram seu potencial. O que estamos estudando agora é como chegar à experiência de ligação natural, suave e integrada?”

Parte das tecnologias para voos autônomos são oriundas de programas espaciais, como da Virgin Galactic

As tecnologias de voo autônomo, criadas pela indústria aeronáutica na última década, estão amadurecendo para apoiar os táxis aéreos urbanos. Contudo, a Sikorsky acredita que a questão que deve primeiro se enfrentada é o desenvolvimento de infraestrutura para oferecer uma experiência de viagem acessível e que não piore o tempo perdido nos deslocamentos. O fabricante acredita que para o desenvolvimento de um sistema de mobilidade aérea urbana será necessário dispor de autonomia, inteligência e infraestrutura. A comparação com os elevadores se deu pois acredita-se que, no futuro próximo, um voo dentro de um centro urbano será como apertar um botão e se deslocar até o destino. Para isso, o fabricante trabalha com diversos parceiros, como a Otis Elevator, United Technologies, e com a Spaceship Co., está última especializada em turismo suborbital, para desenvolver tecnologias e soluções que tornem realidade voos como nos filmes de ficção.

Expectativa é que em breve voar seja tão simples quanto chamar um elevador (Imagem: Thyssenkrupp)

O desenvolvimento é focado na interface entre humanos e sistemas autônomos. O plano de pesquisa é focado em três pilares: velocidade, autonomia e inteligência. A base de estudos deu origem ao programa de voo autônomo Matrix, que agrega uma série de sistemas certificáveis ​​que a Sikorsky planeja introduzir em suas linhas de produtos comerciais e militares. Recentemente o fabricante adaptou um dos seus protótipos do UH-60 Black Hawk para testar novas tecnologias, devendo voar nos próximos meses. O exército dos Estados Unidos também integrou o sistema Matrix em um UH-60M, que deve iniciar os testes de voo até o final do ano.

Voo autônomo é parte do conceito básico do programa S-97 Raider e SB>1 Defiant , das forças armadas dos Estados Unidos

O sistema também a base de desenvolvimento tecnológico do programa S-97 Raider, que concorre para a renovação de grande parte da frota de helicópteros das forças armadas dos Estados Unidos.

De acordo com a Sikorky a tecnologia amadureceu de tal maneira que já é possível e confiável que o sistema seja testado por pilotos diversos, não necessariamente sua equipe de pilotos de ensaios e grupo de engenheiros. O modelo utilizado pelo exército terá seus voos conduzidos por militares, apenas contando com apoio dos técnicos do fabricante. O sistema basicamente exige que os pilotos apertem alguns botões e o helicóptero se dirige para onde os passageiros desejam ir.

SARA

Em 2014, um helicóptero S-76 equipado com o sistema SARA (Sikorsky's Autonomy Research Aircraft), realizou uma decolagem, voo e pouso autônomos.

Em paralelo aos estudos de voo autônomo, uma série de estudos sobre propulsão elétrica para futuros veículos com capacidade de decolagem e pouso vertical (VTOL), estão sendo conduzidos. A aliança entre todas as tecnologias poderá em uma década permitir qualquer pessoa, com um smartphone e um aplicativo dedicado, se deslocar por via aérea nas principais cidades do mundo.

Lockheed Martin UH-60 Sikorsky S-76 US Army Virgin Galactic SARA Otis