Redação Publicado em 21/03/2012, às 13h03 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45
Nosso colaborador, o jornalista Paulo Laux (na foto, ao lado do tenente-brigadeiro-do-ar Roberto Cardoso Vilarinho, diretor do Incaer), venceu o Prêmio Santos Dumont de Jornalismo, na categoria "História", com a reportagem "Simplesmente Miss Lindy" (edição 206), sobre a atuação dos B-17 na FAB. |
O presidente para as Américas da Hawker Beechcraft, o piloto Richard Emery II, esteve no Brasil para divulgar o mais portentoso produto de seu portfólio de vendas. Sob o sol escaldante do verão paulistano, o executivo deu início ao primeiro tour de demonstração na América Latina da versão atualizada do Hawker 4000, que acaba de ser certificada pela Anac. Com upgrades responsáveis por melhorias na aviônica, nos motores e em outros sistemas de controle de voo, o supermédio provou ser uma máquina operacionalmente madura. Mas o legado deste avião de vanguarda está em sua tecnologia de construção. O Hawker 4000 é o primeiro jato executivo de porte superior com fuselagem de fibra de carbono.
O material composto, que permite à indústria aeronáutica forjar peças mais leves, sem rebites ou emendas, imunes à fadiga, e com menor resistência aerodinâmica, é também base de fabricação de outro destaque desta edição, o elegante Lancair Evolution. Nosso colaborador estreante, o piloto Ricardo Beltran Crespo, foi o primeiro brasileiro a voar esse experimental pressurizado, que cruza a 300 nós em altitudes que podem chegar a 28 mil pés.
O ensaio do Lancair era para ter ocorrido em São José dos Campos, onde estava baseado o N698W. Não aconteceu por conta da meteorologia. Mas nossa ida ao Vale do Paraíba rendeu uma inesperada conversa, com Luis Carlos Affonso. O engenheiro responsável por Novos Programas da Embraer confirmou o desenvolvimento de mais uma família de jatos regionais, que estão sendo projetados a partir da fuselagem dos atuais E-jets. Uma medida prudente, considerando os movimentos não apenas dos canadenses da Bombardier, mas também de russos, chineses e até japoneses, como mostramos na matéria a partir da p. 46.
E por falar em aviação regional, preparamos neste mês uma avaliação em voo do novíssimo ATR 72-600. Embarcamos em um modelo da Trip Linhas Aéreas e mostramos as virtudes desse verdadeiro fenômeno de vendas. Mostramos, também, as novidades da edição 2012 da Heli-Expo, a maior feira de helicópteros do mundo, tema de nossa capa. E detalhamos o programa LAS (Light Air Support) da Força Aérea norte-americana, que, apesar do impasse político, chancelou a eficiência do Super Tucano para combates assimétricos.
Bom voo
GIULIANO AGMONT E CHRISTIAN BURGOS