Para aumentar a capacidade dos 737 MAX, uma redução de 5 cm no pitch
Por Ernesto Klotzel Publicado em 04/05/2017, às 11h14 - Atualizado às 12h13
Quando se pensava que o aperto (principalmente das pernas) nas classes econômicas das principais companhias aéreas havia chegado ao limite marginalmente tolerável, vem a notícia de que a American Airlines estuda uma compactação ainda maior: a redução em 5 cm. do pitch (distância entre um ponto qualquer de um assento e o mesmo de anterior). Tudo para poder acomodar alguns assentos a mais nos novos Boeing 737 MAX.
E a American não é a única: o péssimo exemplo pode ser seguido pela United. Essas ações parecem indicar uma nova etapa na compactação das cabines e surge enquanto muitos operadores acenam para a melhoria de seus serviços.
Com a mudança, a American será a primeira aérea de vulto a oferecer um pitch que é igual ao das mais baratas operadoras low cost – um mínimo de 28 polegadas (71 cm). Os lavatórios nos 737 MAX 8 da American também serão menores. Os novos 737 MAX 8 terão 170 lugares ante os 160 dos 737-800. Os passageiros pagarão as tarifas Economy normais pelos 18 lugares reduzidos em 5 cm.
A American adicionará 40 jatos MAX 8 à frota até o final de 2019, de uma encomenda de 100 unidades.