Iniciativa busca melhorar a experiência de passageiros com TEA nos aeroportos brasileiros
Por Micael Rohca Publicado em 20/11/2024, às 09h40
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou o Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante o evento Airport National Meeting 2024, em Brasília.
O programa busca aprimorar a experiência de passageiros neurodivergentes nos aeroportos do país, com medidas como a instalação de salas multissensoriais e treinamentos específicos para profissionais do setor.
Segundo o MPor, as salas multissensoriais proporcionarão estímulos táteis, visuais e auditivos, enquanto as salas de acomodação oferecerão um ambiente calmo e seguro para momentos de crise.
Ambas estarão disponíveis para todas as idades e também atenderão passageiros com outras neurodivergências. Inclusive, o programa inclui ações de sensibilização dos demais passageiros e reavaliação dos procedimentos aeroportuários.
Até 2026, espera-se que o programa instale vinte salas multissensoriais em aeroportos, sendo que algumas já estão em funcionamento em Florianópolis e Vitória. A próxima sala será inaugurada em novembro, no aeroporto de Natal, com mais seis previstas para o primeiro trimestre de 2025. O projeto é financiado pelas concessionárias, sem custos para a União.
A iniciativa foi inspirada em ações pioneiras da Zurich Airport no Brasil, em parceria com a Anac e outros órgãos, com o intuito de tornar o transporte aéreo mais inclusivo, promovendo dignidade e inclusão para todos os passageiros.