O risco de falhas não contidas em motores do A380 motivou a emissão de uma diretiva de aeronavegabilidade
Por Marcel Cardoso Publicado em 13/06/2023, às 08h24
Uma diretiva de aeronavegabilidade emitida pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, a FAA, determinou a inspeção imediata nos motores GP7200 da Engine Alliance, utilizados no Airbus A380-800.
A motivação partiu de uma investigação do fabricante norte-americano, que identificou algumas vedações de interestágio de turbina de alta pressão (HPT) que foram fabricadas a partir de material suspeito de conter a inclusão de ferro. A fadiga deste material pode gerar a soltura de detritos que, caso atinjam o motor, podem causar falhas não contidas.
As três companhias aéreas que possuem o maior avião de passageiros do mundo ativo em suas frotas com esta configuração de motores poderão ter de desembolsar até pouco mais de US$ 274 mil (R$ 1,33 milhão) por motor, a fim de cumprir a determinação.
A diretiva entrará em vigor no próximo dia 26 de junho.