O excesso de eficiência parece estar provocando atraso nas entregas
Por Ernesto Klotzel Publicado em 15/05/2017, às 13h45 - Atualizado às 14h10
A Bombardier e a Airbus estão encontrando dificuldades com o turbofan com caixa de redução PurePower da Pratt & Whitney a ponto de dar uma pausa em suas encomendas, e a Boeing suspendeu o programa de ensaios de voo de seu novo 737 Max devido a anomalias nos discos das turbinas do motor Leap1B fabricadas pela CFM (joint venture GE e Safran).
Até então, a Boeing não havia notado nada de anormal, mas a Safran a alertou sobre o potencial de risco existente. As 20 aeronaves de ensaios e pré-entregas foram inspecionadas e reintegradas à operação, A primeira entrega dos 737Max à Lion Mentari Airlines da Indonésia, está prevista para 22 de maio.
Os problemas com os motores P&W, que parecem pertinentes ao próprio projeto, estão sendo estudados e não estão prejudicando as vendas do novo jato CSeries, segundo a Bombardier. O CEO da empresa, Alain Bellemare, informou que um dos rolamentos necessita de um upgrade e um revestimento interno do combustor que necessita de reforço.