Imagens mostram momento que o motor de um Boeing 737 da Gol apresenta falha durante a decolagem no aeroporto Santos Dumont
Redação Publicado em 04/05/2023, às 18h08 - Atualizado às 19h02
O voo Gol 2040 apresentou uma falha no motor direito durante a decolagem do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, abortando a decolagem imediatamente. O Boeing 737-800 da Gol possivelmente registrou o colapso do fan, que segundo transmissão ao vivo do canal AviationTV, foi reportado a presença de destroços na pista.
Embora as imagens mostrem uma explosão no motor, o evento não causou risco a operação do voo e nem mesmo das demais aeronaves no aeroporto. Por ora, não foi reportado nenhum incidente com os ocupantes da aeronave.
Destacamos a segurança da operação, com os pilotos abortando imediatamente a decolagem após a indicação de falha do motor. "A decisão foi tomada no início da corrida em baixa velocidade nos primeiros metros da pista do aeroporto Santos Dumont", informou a Gol em nota. "A tripulação cumpriu os procedimentos previstos e retornou para a posição de estacionamento para realizar o desembarque, que ocorreu sem intercorrências".
Vale destacar que, embora o problema tenha gerado possíveis danos severos ao motor, não existe nenhuma causa oficial. O reporte dos pilotos sobre o provável despalhetamento (a quebra das palhetas do fan) pode ter sido causado por uma série de fatores, indo de fadiga de material até a ingestão de objeto ou aves.
A AERO Magazine não poderá comentar sobre eventuais causas e motivos do problema, que deverá ser devidamente investigado pelas autoridades, fabricante do motor e empresa aérea.
A GOL informa que o voo G3 2040 desta quinta-feira (04/05) operando a rota Rio de Janeiro (SDU) para Porto Alegre (POA) às 17h20, teve a decolagem interrompida após ser constatada uma falha técnica no motor 2. A decisão foi tomada no início da corrida em baixa velocidade nos primeiros metros da pista do aeroporto Santos Dumont.
A tripulação cumpriu os procedimentos previstos e retornou para a posição de estacionamento para realizar o desembarque, que ocorreu sem intercorrências. Para minimizar os impactos aos Clientes, a Companhia está disponibilizando acomodações nos próximos voos. A GOL reforça que todos os procedimentos foram realizados com foco na Segurança, valor número 1 da Companhia.