Morreu primeiro piloto negro da aviação comercial dos EUA

Morreu David E. Harris, primeiro piloto negro da aviação comercial dos Estados Unidos

Por Marcel Cardoso Publicado em 11/03/2024, às 08h06

Harris trabalhou durante 33 anos na American Airlines - American Airlines/Divulgação

Morreu no último sábado (9), aos 89 anos, David E. Harris, o primeiro piloto negro da história da aviação comercial dos Estados Unidos e ex-capitão da força aérea norte-americana, a USAF.

Harris nasceu em 22 de dezembro de 1934, no estado norte-americano de Ohio. Aos 22 anos, durante a sua graduação, ele teve seu acesso negado por duas vezes no programa avançado ROTC (Corpo de Treinamento de Oficiais da Reserva da Força Aérea, na sigla em inglês), da USAF, tendo sua admissão concedida na terceira tentativa, na posição de coronel cadete.

Já promovido como capitão, em 1964, Harris deixou a carreira militar e foi contratado pela American Airlines como copiloto, sendo promovido três anos e vindo a se aposentar em 1997, aos 62 anos de idade.

Robert Isom, CEO da companhia aérea, lamentou o falecimento de Harris, dizendo que ele abriu portas e inspirou inúmeros pilotos negros a perseguirem seus sonhos de voar. “Honraremos seu legado garantindo que continuemos a criar acesso e oportunidades para carreiras na aviação para aqueles que de outra forma não saberiam que isso é possível”.

As causas do falecimento não foram divulgadas.

EUA American Airlines Usaf Força Aérea aviação comercial Piloto Negro David E. Harris

Leia também

O primeiro piloto negro a dar a volta ao mundo sozinho
Primeiro piloto negro da Marinha dos EUA terá história contada em filme