Primeiro voo do moderno bombardeiro dos EUA, o B-21 Rider, está programado para 2023
Por André Magalhães Publicado em 21/09/2022, às 09h05
O mais moderno bombardeiro stealth dos EUA, o Northrop Grumman B-21 Rider, será revelado na primeira semana de dezembro, nas instalações da empresa, em Palmdale, na Califórnia.
O anúncio foi feito pela Northrop Grumman na terça-feira (20). Esta exibição é considerada histórica, pois irá proporcionar uma visão exclusiva da aeronave.
“O B-21 é a aeronave militar mais avançada já construída e é um produto de inovação pioneira e excelência tecnológica”, disse Doug Young, vice-presidente do setor e gerente geral da Northrop Grumman Aeronautics Systems.
Ao todo, seis aeronaves B-21 estão em fase de produção final na linha de montagem, em Palmdale. O primeiro voo está programado para o ano de 2023, após testes cruciais em solo. "A Northrop Grumman está orgulhosa de nossa parceria com a Força Aérea dos EUA ao entregar o B-21 Rider, uma aeronave de sexta geração otimizada para operações em ambientes altamente contestados”, disse Tom Jones, vice-presidente corporativo e presidente da Northrop Grumman Aeronautics Systems.
O B-21 Rider será o futuro da aviação de bombardeiros dos Estados Unidos e o substituto do icônico B-2A Spirit, que está em serviço desde 1997. Além da secreta tecnologia embarcada, o avião ficou conhecido por ser o mais caro da história: cada unidade custou cerca de US$ 2,1 bilhões (R$ 10,8 bilhões).
Os planos é que sejam operados dois modelos de aviões a longo prazo: o moderno Rider e o clássico B-52 Startofortress, que passará por uma grande atualização.