Russos entregaram os dois primeiros caças Sukhoi Su-30 para a Força aérea de Mianmar
Por André Magalhães Publicado em 12/07/2022, às 13h25
A força aérea de Mianmar, o pequeno e instável país no sudeste asiático, recebeu dois novos caças Sukhoi Su-30 da Rússia. A entrega dos caças aconteceu em março, mas só agora foi revelada pela mídia internacional.
Além dos caças, é possível que a Rússia tenha enviado também uma equipe de instrutores de voo e técnicos para apoiar o início das operações do Su-30 pela força aérea de Mianmar.
De acordo com o site The Irrawaddy, os caças foram baseados no aeroporto internacional de Naypyitaw, local de importância estratégica, visto que, por sua pequena extensão territorial, a força aérea pode cobrir todo o país.
A Rússia concedeu a venda de seis caças Su-30 durante a visita do ministro da Defesa Sergei Shoigu, a Mianmar, em 2018. Na ocasião, o governo tinha como Conselheira de Estado a vencedora do Prêmio Nobel da Paz e ativista Aung San Suu Kyi, considerada a principal figura política de Mianmar e publicamente defensora de postura não-violenta.
Atualmente a frota da força aérea do país é formada por aeronaves de origem russa, como o MiG-29, Su-30, Yak-130, bem como helicópteros Mi-17 e Mi-24. As forças armadas de Mianmar são acusadas pela comunidade internacional de promover diversos golpes de Estado ao longo das últimas décadas. Todavia, os governos eleitos também são acusados de permitir uma série de massacres, em especial contra o grupo rohingyas, que são perseguidos pela própria população civil em Mianmar.