Editorial
Redação Publicado em 09/08/2013, às 00h00 - Atualizado às 22h46
A indústria aeronáutica se reúne mais uma vez em São Paulo para realização da maior feira de aviação executiva da América Latina. A 10ª edição da Labace, que acontece no aeroporto de Congonhas – e tem cobertura em tempo real via Facebook de AERO Magazine –, conta com debutantes de peso, como os Gulfstream G650 e G280, o Dassault Falcon 2000S e o protótipo do Embraer Legacy 500, que integram o rol de mais de 70 aeronaves da exposição estática do evento. Neste ano, um dos assuntos mais comentados da feira é a oficialização da parceria entre a Bombardier e a Líder Aviação, que passa a ser o representante exclusivo do fabricante canadense no país. No âmbito econômico, a oscilação cambial preocupa, mas o Brasil continua sendo um dos mercados mais promissores do mundo, tendo recebido 146 jatos nos últimos três anos, mais do que qualquer outra nação com exceção dos Estados Unidos.
E por falar em norte-americanos, estivemos em Chicago para voar o Total Eclipse Jet, um jatinho de pouco mais de US$ 2 milhões que deve aterrissar no Brasil ainda este ano. Nosso novo piloto de ensaios em voo, o comandante Kirk Lara, conheceu de perto o VLJ, o original, e ficou com uma excelente impressão do modelo. Os detalhes deste voo você lê na reportagem de capa desta edição.
Em tempo: o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, assinaria no dia 25 de julho último, imediatamente após nossa data de fechamento, a primeira autorização para construção e exploração comercial de um aeródromo privado em São Paulo destinado exclusivamente a jatos executivos, helicópteros e aviões leves. Situado em Parelheiros, na Zona Sul da cidade, o empreendimento de Fernando Augusto Botelho e André Skaf deve estar pronto até o final de 2014. |
Ainda no mercado de aviação executiva, entrevistamos o presidente da Associação Brasileira de Táxis-Aéreos (ABTAer), o comandante Milton Arantes Costa, que denuncia o aumento de empresas clandestinas nesse mercado. Segundo ele, as autoridades deveriam fiscalizar os piratas com o mesmo rigor que suspendem as empresas regulares.
Nesta edição dedicada em grande parte à aviação de negócios contamos também a história dos 50 anos da Dassault Falcon, que lançou seu primeiro jato em 1963 e hoje é um dos principais players no segmento de aeronaves intercontinentais.
Bom voo,
Giuliano Agmont e Christian Burgos