Atraídos pelo déficit de profissionais, mais pilotos brasileiros buscam migração para os Estados Unidos
Por Marcel Cardoso Publicado em 25/11/2022, às 14h23
O déficit de pilotos nas companhias aéreas dos Estados Unidos, observado principalmente durante a alta temporada de verão no país, fez aumentar a procura por parte de profissionais brasileiros ao mercado norte-americano.
A urgência por profissionais qualificados tem resultado em um interesse crescente por consultas sobre vistos americanos. Os profissionais brasileiros estão na mira das empresas nos EUA e acenando positivamente para esse movimento. De acordo com levantamento da empresa de assessoria D4U Immigration, houve um aumento de mais de 40% na procura pelo documento este ano, em comparação com 2021.
Um dos motivos para a alta procura é a rapidez do processo, já que em menos de seis meses, o visto na modalidade EB2-NIW, dado a profissionais estrangeiros com habilidades excepcionais e com formação acadêmica e profissional avançada, é concedido. O tempo normal para a obtenção deste tipo de visto, em alguns casos, pode chegar a até dois anos.
A falta de pilotos no mercado não atinge somente os Estados Unidos. Na Europa, centenas de voos foram cancelados nos meses de pico da temporada de verão, entre maio e setembro. O déficit também atingiu as equipes de solo, afetando o atendimento já nos balcões de check-in.