Realizada nos EUA, a EAA AirVenture reuniu mais de 12 mil aeronaves este ano em Oshkosh
Redação Publicado em 31/07/2015, às 17h00 - Atualizado em 04/08/2015, às 14h43
A EAA AirVenture Oshkosh é a maior convenção mundial da aviação geral, reunindo mais de 12 mil aeronaves a cada ano. Entre os milhares de aviões alguns se destacam pelo visual hoje pouco usual ou por adotarem algumas soluções que os tornam incomuns. Se no passado não era raro ver um avião trimotor radial, hoje tal solução foi completamente extinta.
Ford TriMotor
Poucos sabem, mas a Ford Motor Company no passado já produziu aviões. O Ford TriMotor, também conhecido por The Tin Goose, se destaca hoje por ser um avião asa alta trimotor. Além da fuselagem com alumínio corrugado, chama atenção a instalação dos instrumentos de motor literalmente nos motores. O piloto olhava para fora para ver a pressão do óleo, temperatura do motor e demais parâmetros mecânicos.
Avro Lancaster
O poderoso bombardeiro pesado britânico da Segunda Guerra adotou algumas soluções curiosas, como revestimento de parte da fuselagem em lona e empenagem dupla. Além disso, foram montadas duas posições de tiro no nariz e um cockpit tipo bolha que permitia uma visão de quase 360º.
Scaled Composites Model 202 Boomerang
Não é só do passado que surgem exemplos de modelos incomuns. O Boomerang é um avião experimental desenvolvido na década de 1990 que adotou uma curiosa configuração de seus motores. Embora não seja uma ideia original, tendo sido amplamente pesquisada entre as décadas de 1930 e 1950, a solução torna o avião um dos exemplares mais exóticos da atualidade.
Boeing B-29 Superfortress
Um dos mais famosos bombardeiros da Segunda Guerra se destaca pela configuração do cockpit fora dos padrões mesmo para quando foi projetado. Com o objetivo de permitir a melhor área de visão para os pilotos e o navegador, assim como melhorar o arrasto, os engenheiros criaram um cockpit integrado ao desenho do nariz do avião.
Bugatti Model 100 Racer
A Bugatti sempre se destacou por buscar soluções pouco ortodoxas para qualquer um de seus projetos. Sua incursão na aviação gerou o Model 100 Racer, voltado para as competições aéreas da década e 1930. O pequeno e ágil avião contava com dois motores Bugatti Type 50B de 450 hp, e pás contra-rotativas.
Spirit of St. Louis
Numa época de pioneirismos, muitos aviadores arriscaram as vidas para cruzar o Atlântico Norte sem escalas. Sabendo dos riscos e limitações da tecnologia e do corpo, o aviador norte-americano Charles Lindbergh ajudou a Ryan Aircraft Company a projetar o Spitir of St. Louis. O pequeno avião tinha o motor montado à frente da fuselagem, enquanto o tanque de combustível ficava entre ele e o cockpit. O objetivo era evitar que o tanque pudesse se desprender num caso de acidente e esmagar o piloto no cockpit. A solução exigiu a retirada do para-brisa. Além disso, o aviador pediu para que as janelas não tivessem vidro, mantendo, assim, a circulação de ar frio na cabine durante todo o voo.
Grumman J2F-6 Duck
O Duck foi concebido na década de 1930 como uma aeronave utilitária anfíbia para a Marinha dos EUA. Os engenheiros criaram um biplano com motor radial em que a fuselagem era completamente integrada ao casco. Equipado com um motor Curtis-Wright 900hp R-1820-54, o modelo atingia apenas 134 nós de velocidade de cruzeiro. A versão armada dispunha de uma metralhadora Browning .30, podendo ainda carregar uma bomba de profundidade de 650 lbs.