As três empresas revelaram um novo conceito de avião de combate, que entrará em operação em 2035
Por Marcel Cardoso Publicado em 22/07/2024, às 08h53
A britânica BAE Systems, a italiana Leonardo e a japonesa Mitsubishi Heavy Industries apresentaram hoje (22), no primeiro dia do Farnborough Airshow 2024, um novo conceito de avião de combate de última geração.
Ele possui um design mais evoluído, com uma envergadura maior do que os conceitos anteriores para melhorar a aerodinâmica. Os engenheiros das três empresas estão usando uma variedade de ferramentas e técnicas digitais inovadoras, incluindo modelagem baseada em computador e realidade virtual para evoluir o projeto da aeronave durante sua fase de concepção.
“O ritmo do programa é extraordinário, construindo uma base sólida e legado industrial em cada país e parceria liderada pelo governo. Desde que o tratado foi assinado em dezembro de 2023, o programa tem visto um forte comprometimento de cada parceiro”, disse Guglielmo Maviglia, Diretor do Programa Global de Combate Aéreo da Leonardo.
A aeronave de combate, prevista para entrar em operação em 2035, terá um sistema de armas inteligente, uma cabine interativa controlada por software, sensores integrados e um radar de última geração, capaz de fornecer 10.000 vezes mais dados do que os sistemas atuais, o que lhe dá uma vantagem decisiva.