Ação “Asas da Inclusão” ajuda passageiros autistas a se familiarizarem com cada etapa da viagem de avião
Por Gabriel Benevides Publicado em 30/04/2025, às 15h33
A Latam Brasil realizou no último sábado (26), no Aeroporto de Congonhas, a ação “Asas da Inclusão”, voltada a pessoas no espectro autista e seus familiares. O objetivo da iniciativa foi simular todas as etapas de uma viagem aérea, desde o check-in até o embarque na aeronave, com foco em reduzir a ansiedade e tornar o processo mais previsível para os participantes.
A atividade envolveu também mais de 30 voluntários da Latam, incluindo tripulantes e demais funcionários, com o apoio da Aena Brasil, e da Associação Nacional Autistas do Brasil, representada pelo presidente, Guilherme de Almeida.
A ação já foi implementada anteriormente em Santiago (Chile) e Lima (Peru), e nesta edição contou com a parceria da Associação dos Amigos da Criança Autista (AUMA). Ao todo, participaram 50 convidados, entre eles 25 pessoas autistas e seus respectivos acompanhantes.
De acordo com Henrique Mendes, coordenador de Desenvolvimento Organizacional da Latam Brasil, a iniciativa tem como foco a acessibilidade e o aprendizado contínuo dentro do setor aéreo. “A Latam reconhece que a diversidade neurológica é parte inseparável da diversidade humana. E voar também é um direito de quem percebe e sente o mundo de outro jeito. Por isso, nosso compromisso é aprender e construir uma acessibilidade a pessoas autistas que seja pensada com elas, e não apenas para elas”, afirmou.
A atividade teve início na área de check-in da companhia, onde os participantes foram recepcionados pelos voluntários da Latam e receberam kits contendo itens sensoriais, como pop-it, massinha de modelar, abafadores de ruído, brinquedos antisstress, cartão de boas-vindas, cordão de girassol e um cartão de embarque simbólico.
Na sequência, as famílias passaram pelo controle de segurança e seguiram para a área de embarque, onde a equipe da companhia simulou a chamada para o voo. Em seguida, os participantes embarcaram em um ônibus até uma aeronave da Latam dedicada à simulação.
Dentro da aeronave, os convidados foram orientados sobre como acomodar suas bagagens e encontrar seus assentos. A ação incluiu também a apresentação dos procedimentos de segurança, com o objetivo de ambientar os passageiros ao espaço, sons e comandos típicos da cabine.
A atividade também teve caráter educativo para a equipe da companhia aérea. Os tripulantes puderam vivenciar, na prática, formas de garantir um embarque seguro e minimizar impactos em situações de sobrecarga sensorial.
A comissária de bordo Natália Turri, que atua na Latam há 15 anos e é mãe de uma criança autista, participou da ação e comentou a importância da iniciativa. “Para mim, participar dessa ação é muito simbólica por causa do meu filho. Como mãe, sei o quanto uma viagem de avião pode ser desafiadora para uma criança autista e a iniciativa mostrou que é possível tornar essa experiência mais leve e inclusiva, com a preparação adequada, o apoio da equipe e a compreensão de todos os envolvidos”, declarou. Natália também é instrutora na escola de comissários da Latam e ministra aulas sobre atendimento a passageiros com necessidades específicas.