Latam simula voo inclusivo para pessoas autistas em Congonhas

Ação “Asas da Inclusão” ajuda passageiros autistas a se familiarizarem com cada etapa da viagem de avião

Por Gabriel Benevides Publicado em 30/04/2025, às 15h33

- Latam Brasil/Divulgação

A Latam Brasil realizou no último sábado (26), no Aeroporto de Congonhas, a ação “Asas da Inclusão”, voltada a pessoas no espectro autista e seus familiares. O objetivo da iniciativa foi simular todas as etapas de uma viagem aérea, desde o check-in até o embarque na aeronave, com foco em reduzir a ansiedade e tornar o processo mais previsível para os participantes.

A atividade envolveu também mais de 30 voluntários da Latam, incluindo tripulantes e demais funcionários, com o apoio da Aena Brasil, e da Associação Nacional Autistas do Brasil, representada pelo presidente, Guilherme de Almeida.

A ação já foi implementada anteriormente em Santiago (Chile) e Lima (Peru), e nesta edição contou com a parceria da Associação dos Amigos da Criança Autista (AUMA). Ao todo, participaram 50 convidados, entre eles 25 pessoas autistas e seus respectivos acompanhantes. 

De acordo com Henrique Mendes, coordenador de Desenvolvimento Organizacional da Latam Brasil, a iniciativa tem como foco a acessibilidade e o aprendizado contínuo dentro do setor aéreo. “A Latam reconhece que a diversidade neurológica é parte inseparável da diversidade humana. E voar também é um direito de quem percebe e sente o mundo de outro jeito. Por isso, nosso compromisso é aprender e construir uma acessibilidade a pessoas autistas que seja pensada com elas, e não apenas para elas”, afirmou.

Etapas da simulação

A atividade teve início na área de check-in da companhia, onde os participantes foram recepcionados pelos voluntários da Latam e receberam kits contendo itens sensoriais, como pop-it, massinha de modelar, abafadores de ruído, brinquedos antisstress, cartão de boas-vindas, cordão de girassol e um cartão de embarque simbólico.

Na sequência, as famílias passaram pelo controle de segurança e seguiram para a área de embarque, onde a equipe da companhia simulou a chamada para o voo. Em seguida, os participantes embarcaram em um ônibus até uma aeronave da Latam dedicada à simulação.

Dentro da aeronave, os convidados foram orientados sobre como acomodar suas bagagens e encontrar seus assentos. A ação incluiu também a apresentação dos procedimentos de segurança, com o objetivo de ambientar os passageiros ao espaço, sons e comandos típicos da cabine.

A atividade também teve caráter educativo para a equipe da companhia aérea. Os tripulantes puderam vivenciar, na prática, formas de garantir um embarque seguro e minimizar impactos em situações de sobrecarga sensorial.

A comissária de bordo Natália Turri, que atua na Latam há 15 anos e é mãe de uma criança autista, participou da ação e comentou a importância da iniciativa. “Para mim, participar dessa ação é muito simbólica por causa do meu filho. Como mãe, sei o quanto uma viagem de avião pode ser desafiadora para uma criança autista e a iniciativa mostrou que é possível tornar essa experiência mais leve e inclusiva, com a preparação adequada, o apoio da equipe e a compreensão de todos os envolvidos”, declarou. Natália também é instrutora na escola de comissários da Latam e ministra aulas sobre atendimento a passageiros com necessidades específicas.

Latam Companhias Aéreas Latam Brasil Aeroporto de Congonhas autismo Inclusão Viagem inclusiva Acessibilidade aérea Voo simulado neurodivergência

Leia também

Rotas internacionais impulsionam crescimento da Latam no primeiro trimestre
Latam amplia malha aérea no Brasil com 2.000 novos voos mensais