Latam projeta crescimento de 25% no Brasil

Com novos destinos regionais e internacionais, Latam quer transportar 40 milhões de passageiros em 2023

Por Wesley Lichmann Publicado em 19/04/2023, às 11h04

Boeing 777-300ER será utilizados nos novos voos para Los Angeles - Guilherme Amancio

A Latam planeja transportar 40 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais no Brasil em 2023, uma alta de 25% frente 32 milhões transportados no ano passado. A oferta de assentos da companhia no país está proxima dos níveis de 2019.

Com a crescente procura por viagens aéreas, além dos ajustes na capacidade, o crescimento da companhia será consolidado através da abertura de novos destinos regionais e internacionais, aumentando assim sua capilaridade.

Em março, a Latam iniciou suas operações em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e a partir do dia 9 de maio passa a atender treze novos destinos por meio da parceria com a Voepass. 

Com o acordo comercial de compartilhamento de voos, conhecido como codeshare, a Latam passa a atender novos mercados em aeroportos sem a estrutura necessária para atender as aeronaves da frota atual da companhia. Incluindo as novas bases atendidas pela Voepass, a malha da companhia passa a contar 67 destinos no país.

Além dos novos serviços, a empresa incrementou suas operações em outros doze aeroportos domésticos, incluindo Joinville, Petrolina, Chapecó, Uberlândia, Palmas, Maringá, Aracaju, Vitória, São Luís, Florianópolis e Santos Dumont e Galeão no Rio de Janeiro. Juntos, esses destinos serão responsáveis pelo transporte de 11,6 milhões de passageiros em cerca de 90 mil voos.

Já no segmento internacional, a divisão brasileira do grupo Latam vai retomar a ligação direta para Joanesburgo e vai inaugurar em parceria com a Delta Air Lines sua rota para Los Angeles, seu quinto destino nos Estados Unidos. Ambos os voos serão iniciados no segundo semestre deste ano.

Em março, o grupo Latam começou a operar voos diários entre Brasília e Lima, e também entre Porto Alegre e Santiago do Chile, fortalecendo sua conectividade na América do Sul. A rota entre as capitais sul-americanas conecta dois importantes centros de conexão da empresa.

Segundo maior centro de conexões (hub) da companhia no país, o aeroporto internacional de Brasília, conta atualmente com voos diretos para trinta e seis destinos domésticos, e passa a  ter uma ligação direta com a capital peruana, onde os passageiros poderão se conectar para vários destinos na América do Sul e Estados Unidos.

Segundo estimativa da Latam, Buenos Aires, Lima, Santiago, Montevidéu, Joanesburgo e Los Angeles juntas, serão responsáveis pelo transporte de cerca de 2,6 milhões de passageiros em 16 mil voos de e para o Brasil.

Após sair do processo de recuperação judicial em novembro do ano passado, o grupo Latam registrou lucro liquído de US$ 2,5 bilhões no quarto trimestre de 2022. A transportadora com sede em Santiago do Chile espera encerrar o ano com 323 aeronaves, sendo que 20 delas serão dedicadas ao transporte de cargas.

 

Airbus Latam Boeing Voos passageiros Transporte Mercado Grupo Latam planejamento LA

Leia também

Latam tem alta de 28,4% na demanda em março
Latam passa a oferecer voos para 13 novos destinos