Latam e Airbus vão financiar estudo de descarbonização do MIT

Latam e Airbus apoiarão pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), para descarbonizar a aviação na América Latina

Por Wesley Lichmann Publicado em 23/08/2023, às 18h10

Airbus A320neo reduziu em até 20% o consumo de combustível em relação ao A320 da geração anterior - Guilherme Amancio

A Latam e a Airbus anunciaram hoje (23), planos para financiar um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que auxiliará o processo de descarbonização da aviação na América Latina.

O programa conjunto de estudos do MIT fornecerá uma análise dos cenários para a implantação de Combustíveis Sustentáveis para Aviação (SAF), diante da meta estabelecida pelo setor para alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

As projeções permitirão que os tomadores de decisão dos setores público e privado avaliem melhor os impactos, custos e benefícios associados as possíveis ações.

O instituto norte-americano vai pesquisar o uso de novas tecnologias e explorará caminhos relacionados ao uso de hidrogênio, captura direta de ar e bioenergia com captura e armazenamento de carbono.

A iniciativa também avaliará o uso de incentivos políticos e fiscais, como impostos sobre o carbono e compensações de carbono, entre outros instrumentos para compensar as emissões na aviação.

O resultado da pesquisa será publicado em abril de 2024, e apresentará recomendações práticas para descarbonizar o setor aeroespacial do Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.

"Por ser um setor difícil de difícil abatimento das emissões de carbono, sem uma solução abrangente de curto prazo, a neutralidade de carbono até 2050 não é algo que a indústria da aviação possa alcançar por conta própria", comenta Juan José Tohá, diretor de assuntos corporativos e sustentabilidade do Grupo Latam.

aviação Latam Combustível SAF hidrogênio Tecnologia Carbono Sustentabilidade América Latina Pesquisa carbono zero Levantamento Grupo Latam MIT LA Instituto Neutralidade de carbono Combustível Sustentável para Aviação

Leia também

Latam terá voos entre o Rio de Janeiro e Manaus
Latam recebeu mais um Airbus A320neo