Brasil lidera potencial de produção de combustível sustentável na aviação

Estudo do MIT, financiado por Latam e Airbus, aponta o Brasil como peça-chave para descarbonizar o setor aéreo na América Latina até 2050

Por Gabriel Benevides Publicado em 07/05/2025, às 14h36

Combustível renovável é essencial para descarbonizar a aviação até 2050 - Guilherme Amancio

O Brasil é o país com maior capacidade de produção de combustível sustentável de aviação (SAF) na América Latina, tanto em volume quanto em eficiência de custo. A conclusão faz parte de um estudo inédito conduzido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), financiado pelo Grupo Latam e pela Airbus, que avaliou caminhos sustentáveis de descarbonização da aviação regional até 2050.

Intitulado “Opções para descarbonizar a aviação na América Latina de forma sustentável: uma avaliação das políticas de carbono, preços de carbono e consumo de combustível na aviação até 2050”, o relatório analisa os cenários de seis países: Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru. O destaque brasileiro é atribuído à experiência consolidada no setor de biocombustíveis e à ampla oferta de matérias-primas agrícolas.

O levantamento considera aspectos socioeconômicos, ambientais e regulatórios de seis países da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru. A análise aponta que o Brasil se destaca devido à sua experiência no setor de biocombustíveis e à ampla disponibilidade de matérias-primas agrícolas.

Segundo o MIT, o SAF é a principal ferramenta para reduzir as emissões de carbono do setor aéreo, embora seu custo seja superior ao do querosene de aviação convencional, que já representa cerca de 40% das despesas operacionais das companhias aéreas latino-americanas. O instituto ressalta que, sem apoio governamental e políticas públicas adequadas, os custos elevados do SAF podem impactar a demanda por voos e afetar a conectividade regional.

O estudo também destaca que a unificação das estratégias de descarbonização entre os países pode gerar benefícios como competitividade, economia de escala e menor impacto na demanda de passageiros. A cooperação regional permitiria que países com menor capacidade de produção tivessem acesso a SAF a preços mais competitivos, enquanto nações como o Brasil se beneficiariam com oportunidades de exportação.

Uma das alternativas para viabilizar essa integração é o uso da metodologia de cadeia de custódia Book and Claim, que separa fisicamente o combustível de seus atributos de sustentabilidade, possibilitando a comercialização sem necessidade de transporte físico entre os países.

“A aviação na América Latina desempenha um papel crucial na conectividade e no desenvolvimento econômico da região. No entanto, para avançar em direção a zero emissões, precisamos adotar soluções como os combustíveis sustentáveis de aviação. O Brasil tem o maior potencial para a produção de SAF, tanto em termos de volume quanto de eficiência de custo de produção. Porém, se não traçarmos um caminho adequado, corremos o risco de elevar os custos e comprometer o desenvolvimento da nossa conectividade regional. A integração regional, neste contexto, se apresenta como uma alternativa chave para reduzir os sobrecustos e assegurar a transição para uma aviação mais sustentável”, afirmou Maria Elisa Curcio, diretora de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade da Latam Brasil.

“Este estudo confirma o potencial da América Latina para a produção de SAF e a lógica de alinhar as abordagens de descarbonização entre países para garantir a competitividade e economia de escala. Na Airbus, estamos convencidos de que a colaboração conjunta é essencial para nos aproximarmos das metas de redução de emissões e para impulsionar uma indústria SAF que beneficie a todos”, declarou Guillaume Gressin, vice-presidente de Internacional, Estratégia e Operações Comerciais da Airbus América Latina e Caribe.

Brasil Airbus SAF Descarbonização América Latina Latam Airlines MIT combustível sustentável de aviação biocombustíveis aviação sustentável Conectividade Aérea Políticas públicas para aviação Book and Claim

Leia também

Latam amplia parceria com a China
Latam já está voando de São Paulo para Fernando de Noronha