Latam Cargo ultrapassa 1 mil toneladas transportadas da Europa para Florianópolis

Frankfurt concentra quase 90% das cargas embarcadas pela Latam Cargo para a capital catarinense

Por Gabriel Benevides Publicado em 05/05/2025, às 14h07

Latam Cargo supera 1 mil toneladas de carga da Europa para Florianópolis e amplia rotas e estrutura no Brasil com voos de Miami e Frankfurt - Latam Brasil/Divulgação

A Latam Cargo superou a marca de 1 mil toneladas transportadas diretamente da Europa para Florianópolis, consolidando a importância da capital catarinense como um polo estratégico para o transporte internacional de cargas. A rota, iniciada em abril de 2024, é operada duas vezes por semana com os Boeing 767-300F, cada uma com capacidade superior a 50 toneladas.

As operações têm origem em Amsterdam (Holanda), Bruxelas (Bélgica) e, principalmente, Frankfurt (Alemanha) — responsável por cerca de 90% do volume transportado para o Brasil. Desde dezembro de 2023, a companhia também ampliou de dois para três voos semanais a rota cargueira entre Miami (EUA) e Florianópolis, em operação desde 2020, também com o 767F.

A Latam Cargo tem ampliado sua atuação no Brasil com investimentos em rotas e infraestrutura. Em julho de 2024, a empresa passou a transportar cargas no porão de aviões de passageiros em Vitória da Conquista (BA), tornando-se o quarto destino baiano atendido com carga, ao lado de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro.

Outro destaque foi a ampliação em 50% da capacidade do Terminal de Cargas (TECA) no Aeroporto de Guarulhos (SP), principal hub da companhia no Brasil, com expansão de mais de 2.900 m².

Atualmente, a Latam Cargo opera no transporte doméstico de cargas em 51 destinos, utilizando os compartimentos inferiores das aeronaves de passageiros, além de rotas cargueiras dedicadas: Guarulhos–Manaus–Guarulhos, Guarulhos–Belém–Manaus, Guarulhos–Recife–Manaus e Viracopos–Manaus.

No mercado internacional, foram inauguradas desde 2023 três novas rotas cargueiras no Brasil: Miami–São José dos Campos (3 voos semanais), Miami–Brasília (2 voos semanais) e Amsterdam–Curitiba (2 voos semanais).

Para 2025, o grupo LATAM prevê crescimento de até 4% em sua capacidade medida em ATK (Tonelada-Quilômetros Oferecidos) e até 8% em sua oferta doméstica de assentos medida em ASK (Assentos-Quilômetros Oferecidos), o que também impacta a capacidade de transporte de carga nos voos de passageiros.

Guarulhos carga aérea Florianópolis Miami Frankfurt Latam Brasil transporte de cargas Latam Cargo Boeing 767F Rotas cargueiras

Leia também

Latam já está voando de São Paulo para Fernando de Noronha
Latam simula voo inclusivo para pessoas autistas em Congonhas