Frankfurt concentra quase 90% das cargas embarcadas pela Latam Cargo para a capital catarinense
Por Gabriel Benevides Publicado em 05/05/2025, às 14h07
A Latam Cargo superou a marca de 1 mil toneladas transportadas diretamente da Europa para Florianópolis, consolidando a importância da capital catarinense como um polo estratégico para o transporte internacional de cargas. A rota, iniciada em abril de 2024, é operada duas vezes por semana com os Boeing 767-300F, cada uma com capacidade superior a 50 toneladas.
As operações têm origem em Amsterdam (Holanda), Bruxelas (Bélgica) e, principalmente, Frankfurt (Alemanha) — responsável por cerca de 90% do volume transportado para o Brasil. Desde dezembro de 2023, a companhia também ampliou de dois para três voos semanais a rota cargueira entre Miami (EUA) e Florianópolis, em operação desde 2020, também com o 767F.
A Latam Cargo tem ampliado sua atuação no Brasil com investimentos em rotas e infraestrutura. Em julho de 2024, a empresa passou a transportar cargas no porão de aviões de passageiros em Vitória da Conquista (BA), tornando-se o quarto destino baiano atendido com carga, ao lado de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro.
Outro destaque foi a ampliação em 50% da capacidade do Terminal de Cargas (TECA) no Aeroporto de Guarulhos (SP), principal hub da companhia no Brasil, com expansão de mais de 2.900 m².
Atualmente, a Latam Cargo opera no transporte doméstico de cargas em 51 destinos, utilizando os compartimentos inferiores das aeronaves de passageiros, além de rotas cargueiras dedicadas: Guarulhos–Manaus–Guarulhos, Guarulhos–Belém–Manaus, Guarulhos–Recife–Manaus e Viracopos–Manaus.
No mercado internacional, foram inauguradas desde 2023 três novas rotas cargueiras no Brasil: Miami–São José dos Campos (3 voos semanais), Miami–Brasília (2 voos semanais) e Amsterdam–Curitiba (2 voos semanais).
Para 2025, o grupo LATAM prevê crescimento de até 4% em sua capacidade medida em ATK (Tonelada-Quilômetros Oferecidos) e até 8% em sua oferta doméstica de assentos medida em ASK (Assentos-Quilômetros Oferecidos), o que também impacta a capacidade de transporte de carga nos voos de passageiros.