Além da carga, 31 militares ,entre médicos e enfermeros foram enviados para Roraima
Por André Magalhães Publicado em 24/01/2023, às 10h10
Um KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira transportou hoje (23), dezenove toneladas de carga para apoiar os esforços de ajuda humanitária às populações do território Yanomami, na região de Surucucu, em Roraima.
O avião cargueiro, pertecente ao Esquadrão Gordo, decolou do Rio de Janeiro com destino a Boa Vista, capital de Roraima. No KC-390 também estavam embarcados 31 militares que irão reforçar a ação humanitária na Região Norte.
Parte dos povos Yanomami enfrenta uma grave crise sanitária, ainda envolvendo problemas de desnutrição, malária e infecção respiratória aguda. Desde o último domingo, helicópteros e militares das forças armadas estão atuando na região, entregando alimentos e fornecendo suporte médico especializado.
Em colaboração com os Ministérios da Defesa (MD) e da Saúde (MS), a FAB tem um hospital de campanha para atendimento de aproximadamente 700 indígenas, destes 278 pacientes já internados.
Na missão também estão militares das especialidades de Clínica Médica, Ortopedia, Cirurgia Geral, Pediatria, Radiologia, Ginecologia, Patologia, além de enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de enfermagem.
"As missões dessa natureza são de caráter extremamente importante para o Sistema de Saúde da Aeronáutica, à medida que a saúde operacional representa uma das missões precípuas, podendo atender às necessidades da sociedade brasileira", afirmou Cloer Vescia Alves, major-brigadeiro médico.