Embraer avança na campanha de testes do KC-390 e realiza ensaios finais antes da Força Aérea Portuguesa receber o avião
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 01/09/2022, às 08h00 - Atualizado às 09h00
O primeiro KC-390 da Força Aérea Portuguesa (FAP) avança na campanha de testes, se aproximando da entrega que é programada para acontecer em 2023.
O avião cargueiro está realizando uma série de ensaios para garantir que é capaz de atender todos os requisitos da FAP, assim como as exigências militares da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Os testes são realizados na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior do de São Paulo, onde todos os processos técnicos de voo e certificação ocorrem. O avião está em certificação pela Anac e pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).
Após ser certificado no Brasil, o avião será enviado para Portugal, onde serão integrados os equipamentos padrão Otan, com participação do fabricante português OGMA, a subsidiária da Embraer.
Por fim, o KC-390 será certificado pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), de Portugal, e validado pela FAP. O início das operações militares deverá ocorrer em seguida.
A Força Aérea Portuguesa foi o primeiro cliente internacional do KC-390, tendo assinado, em agosto de 2019, um contrato com a Embraer para a compra de cinco aviões, além de serviços de suporte e treinamento, incluindo um simulador de voo.
Portugal é atualmente o principal parceiro internacional do programa C-390 Millennium, com participação no desenvolvimento e na produção da aeronave. A expectativa é que os cinco aviões adquiridos pela FAP substituam a totalidade dos C-130 Hercules em serviço no país.
O contrato da FAP prevê que os C-390 sejam entregues com a configuração de reabastecimento aéreo, designado KC-390, podendo cumprir todos os requisitos militares, incluindo também apoio as missões humanitárias, evacuação médica, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.
A Europa é atualmente o maior mercado internacional do C-390 Millennium, com mais dois importantes contratos firmados, com a Hungria e a Holanda, também membros da Otan. Entre os dias 2 e 3 de setembro a Embraer vai apresentar o KC-390 na Áustria, que poderá substituir no curto prazo seus C-130K Hercules, oriundo da Real Força Aérea do Reino Unido.