K-MAX não-tripulado é testado em missão

Objetivo é validar uso de veículos autônomos em situações de resgate

Ernesto Klotzel Publicado em 12/05/2015, às 16h00 - Atualizado às 16h26

Operações perigosas nas frentes de combate exigem métodos seguros e eficientes para localizar e resgatar soldados feridos. A Lockheed Martin, Kaman Aerospace e Neya Systems se uniram para estudar estas necessidades críticas e no futuro salvar vidas. O grupo de estudos demonstrou, em 26 de março, o primeiro exercício de colaboração em resgate por sistemas aéreos não-tripulados e terrestres, utilizando o helicóptero de carga K-MAX.

Durante a demonstração, um pedido de socorro levou os operadores em terra a enviar um veículo terrestre não-tripulado para acessar a área e localizar o ferido. Após a identificação bem-sucedida, os operadores em terra solicitaram apoio aéreo com o K-MAX não-tripulado para o transporte de um ferido. De terra, os operadores do K-MAX utilizaram um tablet para determinar a área exata para o pouso seguro do helicóptero, que deveria assistir à equipe de terra. A vítima foi colocada na lateral do K-MAX que, em seguida, foi levada até um local seguro para receber assistência necessária.

De 2011 a 2014, o K-MAX não-tripulado cumpriu missões de reabastecimento entregando mais de 2,04 milhões de quilogramas durante 1.900 missões. Fabricado pela Kaman e equipado para missões específicas pela Lockheed Martin, o K-MAX tem dois rotores que maximiza seu poder como guindaste aéreo nos ambientes mais críticos, podendo operar dos Alpes a região desértica do Golfo Pérsico.

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