ITA Airways lamenta falecimento de Papa Francisco

O Papa Francisco, morto aos 88 anos, fez sua última viagem aérea em dezembro de 2024, para a França

Por Marcel Cardoso Publicado em 22/04/2025, às 09h40

Francisco fez mais de dez viagens apostólicas com a companhia aérea desde que ela substituiu a Alitalia - ITA Airways

A ITA Airways divulgou uma nota na última segunda-feira (21), lamentando a morte do Papa Francisco e relembrando sua participação nas viagens apostólicas do pontífice desde 2021, quando assumiu as operações da extinta Alitalia.

A companhia aérea estatal informou que esteve presente em 13 viagens internacionais realizadas pelo Papa, iniciando em dezembro de 2021, com destino ao Chipre. Desde então, transportou o líder da Igreja Católica em missões por países como Canadá, Cazaquistão, Bahrein, República Democrática do Congo, Sudão do Sul, Mongólia, Indonésia e, mais recentemente, Ajaccio, na França.

Durante uma audiência no Palácio Apostólico do Vaticano, o Papa Francisco reconheceu o papel da ITA Airways em sua agenda internacional. Segundo a companhia, o pontífice disse: “as asas do Papa que me permitem voar até os confins da Terra levando o Evangelho da esperança e da paz”.

 

A nota conclui dizendo: “um imenso vazio em nossos corações e em nossas vidas”, acrescentando que o legado do Papa Francisco será “uma luz guia para as gerações futuras”.

Primeira viagem oficial de Francisco foi ao Brasil

A primeira viagem oficial do Papa Francisco após assumir o pontificado, em março de 2013, foi ao Brasil, quatro meses depois, para a Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio de Janeiro. O pontífice veio ao país em um Airbus A330-200 da extinta Alitalia e fez com que as forças armadas mobilizassem quatro helicópteros para o seu deslocamento, sendo dois helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB), um do Exército e outro da Marinha.

Foto: Divulgação.

 

Um avião C-130 Hércules da FAB trouxe os veículos que transportaram o Papa no Rio, incluíndo o famoso Papamóvel.

Alitalia ITA Airways falecimento Papa companhia aérea italiana transporte papal viagens apostólicas Vaticano Papa Francisco legado Papa Francisco Ajaccio França

Leia também

ITA Airways anuncia saída da aliança SkyTeam
ITA Airways retoma operações para a Líbia após dez anos