Íris Lettieri, voz histórica do aeroporto do Galeão, morre aos 84 anos

A jornalista e locutora Íris Lettieri, voz histórica do aeroporto internacional do Rio de Janeiro, morreu aos 84 anos

Por Marcel Cardoso Publicado em 28/08/2025, às 18h36

Jornalista e locutora marcou gerações como referência na comunicação e na aviação civil brasileira - Reprodução/TV Globo

Morreu nesta quinta-feira (28), aos 84 anos, a jornalista e locutora Íris Lettieri, conhecida por ser durante quase quatro décadas a voz do aeroporto internacional do Rio de Janeiro, no Galeão. 

Íris sofreu um infarto fulminante em casa, na Zona Sul da capital fluminense, um dia após ter tido alta hospitalar por complicações decorrentes do diabetes.

Trajetória na comunicação

Íris Lettieri Costa nasceu no Rio de Janeiro em 26 de agosto de 1941. Filha de um locutor da Rádio Cruzeiro do Sul e de uma professora de piano, iniciou sua carreira no rádio no final dos anos 1950. Foi a primeira mulher a atuar como locutora de telejornais no país, com passagens pela TV Tupi, TV Excelsior e TV Manchete.

Referência na aviação brasileira

Em 1977, passou a ser a voz oficial do aeroporto internacional do Rio de Janeiro, função que desempenhou por 37 anos. Também atuou em aeroportos como o de Guarulhos, em São Paulo. Sua locução marcou a experiência de embarque e desembarque de passageiros, tornando-se um símbolo da aviação civil no Brasil.

"O RIOgaleão lamenta o falecimento de Íris Lettieri, voz inesquecível que marcou gerações nas rádios e nas mensagens do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Seu trabalho se tornou parte da memória afetiva de milhares de passageiros que passaram pelo Tom Jobim. Manifestamos nossa solidariedade à família, amigos e admiradores dessa profissional que ajudou a escrever a história da aviação e da comunicação no Rio de Janeiro", disse a concessionária que administra o terminal carioca, em nota.

Reconhecimento e prêmios

Ao longo da carreira, Íris Lettieri recebeu diversas homenagens, entre elas o título de Personalidade Aeroportuária pela Infraero (1995), o selo de qualidade Abrajet–Rio (1995) e a Medalha Pedro Ernesto, concedida pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro (1996).

RIOGaleão Aviação Civil Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro aviação no Brasil jornalismo brasileiro voz do Galeão Íris Lettieri locutora pioneira

Leia também

Aeroporto do Galeão passará a ser controlado pela Vinci Compass
Gol amplia voos entre São José dos Campos e Galeão