Christian Burgos E Giuliano Agmont Publicado em 21/09/2011, às 08h36 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45
O 787 Dreamliner participou pela primeira vez da maior feira de aviação do mundo, a AirVenture, em Oshkosh, nos Estados Unidos. O protótipo da Boeing monopolizou a atenção dos visitantes durante as horas em que permaneceu estacionado no Wittman Field. Todos queriam conhecer de perto a estrela maior do evento. O novo avião, que entra em operação agora em novembro com as cores da japonesa All Nipon Airways pintadas em sua fuselagem, hipnotizou o público no momento de sua majestosa aterrissagem, digna da expectativa que se criou em torno da chegada do convidado de honra. E a reportagem de AERO estava lá. "É um avião exuberante, que voa bonito sem fazer alarde, extremamente silencioso", relata nosso repórter Gerson Sintoni, sem esconder a excitação de quem testemunhou o nascimento de um projeto de envergadura histórica. Ele assistiu ao pouso in loco e teve o privilégio de ser um dos primeiros a embarcar no jato: "Levantei os braços e não alcancei com os dedos o teto da cabine, ela é bem alta. E o cockpit, bastante funcional, também impressiona".
Nesta edição, em que AERO Magazine inicia uma nova etapa de sua trajetória de sucesso, agora sob a chancela da Inner Editora, é um prazer poder contar histórias como essa, que ajudam a entender por que o desafio de voar ainda evoca sentimentos tão poderosos. A vida ensina que o menino que sonha de olhos abertos sempre tem razão. Ele tanto persegue aquilo em que acredita que um dia o sonho vira realidade. Como o Dreamliner... E como outra obra-prima da indústria aeronáutica: o G650, o avião civil mais rápido do mundo, que será certificado ainda este ano, conforme revela o executivo Larry Flynn em sua primeira entrevista para uma revista de aviação como presidente da Gulfstream. "O tempo é um inimigo para o empresário. Economizar uma hora numa viagem de 10 horas significa muito tempo".
AERO deste mês reserva ainda mais novidades para quem respira aviação. Criamos uma seção dedicada exclusivamente aos aplicativos dos tablets, que viraram febre entre pilotos. Neste número, um app que já nasce essencial: o Jeppensen Mobile Flight Deck, para iPad. Outra mudança de peso é a entrada no time de um talentoso escritor, fascinado por aviação, o jornalista Sergio Vilas-Boas, que nos brinda com crônicas aeronáuticas.
Bom voo
Christian Burgos e
Giuliano Agmont