Indústria já mostra sinais de recuperação em vendas e receita após crise

Safran reportou melhoria de 24% no aftermarket em relação ao segundo trimestre de 2021

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 03/11/2021, às 17h00 - Atualizado às 18h33

Constratos para novos motores de aviões comerciais deverá apresentar crescimento já no próximo ano | Foto: Divulgação

A melhora no transporte aéreo tem sido sentida por toda a cadeia de suprimentos, em especial de fabricantes de aeronaves e componentes. A francesa Safran, especializada em motores aeronáuticos e subsistemas instalados na maior parte das aeronaves do mundo, registrou aumento de 24% no aftermarket em relação ao segundo trimestre de 2021 e de 44% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

A perspectiva para o ano fiscal de 2021 é de alta no total de vendas, assim como lucratividade em todas as unidades de negócios.

A receita do terceiro trimestre foi de 3,7 bilhões de euros, um aumento de 10,4% no comparativo anual e de 5,7% sequencialmente. Porém, a receita nos primeiros nove meses foi de 10,6 bilhões de euros, queda (12,7)% ano a ano em uma base reportada e queda (9,3)% em base orgânica.

“A receita da Safran no terceiro trimestre confirma que a recuperação está ganhando força mês após mês, o que nos deixa otimistas para o futuro”, comentou Olivier Andriès, CEO da Safran.

A melhora nas operações de empresas fornecedoras de sistemas e componentes se deve principalmente a recuperação do tráfego aéreo global no terceiro trimestre do ano, impulsionado pela melhora sanitária na maior parte dos países, em especial parte do bloco europeu e Estados Unidos. Ainda assim, ainda existe uma forte volatilidade na China, com o tráfego na Ásia ainda apresentando sinais de incerteza para os demais meses de 2021, mas com possibilidade de estabilização já no próximo ano.

aeronave notícias de aviação avião aviação Safran empresa aérea crise sanitária motor de avião